Anvisa desmente fake news sobre máscaras contaminadas por COVID-19

Publicado:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desmentiu um vídeo que circula nas redes sociais sobre uma suposta chegada de contêineres carregados com máscaras contaminadas com COVID-19 ao porto de Santos, em São Paulo. 
Conforme a Anvisa, a gravação falsa circula na internet desde 2020 e seu autor já teria se desculpado, admitindo a fake news. Ainda segundo o órgão, a importação ou doação de material infectante é proibida no país. Em caso de descumprimento da norma, a empresa responsável é autuada.

LEIA – COVID-19: retomada da vacinação de crianças de 3 e 4 anos lota postos em BH

A respeito da possibilidade de o material de proteção infectado ter sido enviado da China, a pasta afirmou que um estudo publicado pela New England Journal of Medicine constatou que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.

“A quantidade de vírus existente nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação. O tempo de viagem entre o Brasil e a China por via marítima é em média de 45 dias”, explicou o órgão.

Todas as máscaras que entram no país devem ter autorização da Anvisa.  “A norma que dispõe sobre a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária é a%u202FRDC 81/2008”.

LEIA – COVID-19: belo-horizontinos vão a Nova Lima para receber a quarta dose

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fimose preocupa e coloca Bahia entre os estados com mais registros no SUS

SAÚDE PÚBLICA Bahia registrou mais de 42 mil casos de fimose entre 2015 e 2024 Nos últimos anos, a Bahia se destacou em uma questão...

Bahia lidera emergências por venenos no Nordeste; veja cuidados que você deve ter

ENVENENAMENTO Estado contabiliza quase um terço de todas as emergências da região nos últimos 10 anos, com 2.274 atendimentos registrando um total de 7.080 A...

Carros elétricos avançam no Brasil mesmo com juros altos e imposto maior

AUTOS Mercado na Bahia tem crescimento junto com avanço do setor no país Por Núbia Cristina - Foto: Divulgação O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil...