Iluminação natalina da Praça da Liberdade será inaugurada nesta sexta-feira

Publicado:

Responsável por atrair milhares de turistas durante o Natal para um dos pontos turísticos mais famosos de Belo Horizonte, a tradicional iluminação da Praça da Liberdade será inaugurada nesta sexta-feira (2/12), às 19h, e segue até o dia 6 de janeiro de 2023. O Circuito da Liberdade, que circunda a praça, também contará com performances musicais, teatrais, literatura, atividades interativas e artes visuais.

Neste ano, a decoração terá como inspiração a mineiridade, buscando representar traços historicamente importantes da cultura de Minas Gerais. As festividades serão estendidas ao interior do estado demonstrando assim, segundo o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, uma integração com mais de 200 cidades, em diversas regiões.

A Praça da Liberdade será dividida em quadrantes na qual a ornamentação fará referência a algumas das localidades do estado. No Norte estarão a cana de açúcar, cachaça e pedras preciosas; no Oeste, elemento do triângulo, um milharal feito com jogo de luzes e um presépio de barro; no Sul e Sudeste o café, gado e leite vão representar as regiões; já o Leste, onde está o coreto, será transformado em um lugar para se desconectar da praça.

 

  • Leia mais: Decoração natalina na Praça da Liberdade terá novidades; veja programação

 

O Palácio da Liberdade também receberá, além da decoração tradicional, um presépio criado por artesãos do Vale do Jequitinhonha. O Centro de Arte Popular vai exibir os presépios que foram premiados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

Por toda Minas Gerais

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS), o Natal da Mineridade busca promover o turismo não apenas na capital, mas em cerca de duas centenas de cidades no interior.

“A hospitalidade, a comida mineira, as cantatas, os corais, os sinos de Tiradentes e os presépios… Tudo isso faz parte do que chamamos de Natal da Mineiridade, estimulando o convite para que as pessoas visitem diferentes destinos neste fim de ano que é também um período de viagens”, afirmou o Subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior.

Nas cidades de Camanducaia e Monte Verde, por exemplo, o espetáculo Contos e Encantos do Natal vai trazer poemas e contos de autores como Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Charles Dickens, entre outros, nos dias 22 e 25 de dezembro.

Outras cidades terão decorações e eventos relacionados as festividades de final de ano, como Tiradentes, Guaxupé, Ouro Preto, Ipatinga, Varginha e Pouso Alegre.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia