MP baiano de redução da morbimortalidade materna e infantil recebe prêmio do CNMP

Publicado:

O projeto ‘Cegonha: Efetivando a Dignidade’, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), conquistou o segundo lugar do Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2022 na categoria “Fiscalização de políticas e recursos públicos”. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), na sede do CNMP, em Brasília. 

O projeto baiano foi um dos 27 finalistas selecionados entre 533 iniciativas inscritas neste ano, divididas em nove categorias. O prêmio foi recebido pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti e pelas promotoras de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau); as promotoras de Justiça Juliana Rocha e Mirella Brito, respectivamente atual e primeira gerente do projeto; e a servidora Candice Lisboa, do Cesau. A premiação foi entregue pelos conselheiros do CNMP Moacyr Reis Filho e Edílio Teixeira.

O projeto ‘Cegonha’ tem como objetivo induzir a redução da morbimortalidade materna e infantil na Bahia por meio do acompanhamento, pelo Ministério Público, da efetivação da assistência à saúde de qualidade voltada às gestantes, parturientes e recém-nascidos.
A iniciativa busca promover medidas extrajudiciais ou judiciais para garantir a qualidade da atenção básica de saúde na Bahia e vencer os desafios de melhoria da qualidade na prestação de serviços, como falhas quanto à cobertura no pré-natal, captação precoce da gestante, com realização da primeira consulta de pré-natal, realização de testes rápidos para diagnósticos de HIV, sífilis e outros doenças, além da vinculação de UBS às maternidades.

O Prêmio CNMP, que está na 10ª edição, é uma iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa...

Entendendo a Previdência: O que é seguridade social?

O modelo de Seguridade do Social do Brasil está descrito no art. 194 da Constituição Federal que a define como: “um conjunto integrado de...