Após incêndio, líderes religiosos realizam ato em frente ao monumento de Mãe Stella de Oxóssi

Publicado:

Líderes de diversas religiões vão se reunir para realizar um ato inter-religioso por uma cultura de paz e respeito, na próxima quinta-feira (8), em Salvador. O protesto acontece depois que a estátua da Mãe Stella de Oxóssi foi incendiada no último domingo (4).

O Comitê InterReligioso da Bahia que realiza e convida a todos para participarem do movimento, que será realizado em frente ao monumento, na Avenida Mãe Stella de Oxossi. 

“O encontro contará com a presença de líderes das mais diversas representações religiosas e também daqueles que não professam fé alguma, mas entendem que a convivência harmônica requer respeito às diversidades”, disse o comitê no convite. 

Coletivos de representatividade preta e antirracista, que lutam contra o racismo e todo tipo de discriminação, também estarão presentes no evento. “Vá de branco dizer não ao racismo, ao ódio e ao terrorismo religiosos”, pede o comitê. 

Estátua de Mãe Stella de Oxóssi é removida

A estátua da Mãe Stella de Oxóssi foi removida para recuperação na manhã desta segunda-feira (5). A obra, assinada pelo artista plástico Tatti Moreno, foi inaugurada em 2019 e já sofreu duas depredações desde então. Representantes do candomblé apontam intolerância religiosa em todas as violações. Em 2019, a escultura de Mãe Stella e Oxóssi também foi alvo de vandalismo. A obra foi pichada e teve uma placa arrancada. 

Um boletim de ocorrência foi registrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) na 12ª Delegacia, em Itapuã. A Polícia Civil informou que a unidade policial vai tentar identificar testemunhas que possam passar mais informações sobre a ação, bem como identificar e localizar a autoria do fato, que se enquadra em ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo.

A prefeitura de Salvador comunicou que acompanhará as investigações do caso pelas autoridades policiais e aumentou a situação. “A administração municipal lamenta profundamente mais este atentado contra o patrimônio público, em uma das últimas peças produzidas pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022) para a cidade”, diz. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem com 17 latas de tinta sem nota fiscal é preso em Caravelas; suspeito já tem passagem por crime similar

Na tarde de quarta-feira (6), a Polícia Civil de Caravelas desvendou um esquema ilícito ao prender Marcelo Domingos de Souza, um homem de...

Rafael Cardoso faz acordo com idoso agredido em bar após condenação, diz colunista

Rafael Cardoso, o ator de 39 anos, recentemente fez um acordo significativo com João Fernando Valente, o idoso agredido por ele em um...

VÍDEO: Casal é flagrado tentando abandonar cachorro próximo ao Hospital Veterinário de Salvador

Um episódio alarmante ocorreu nas proximidades do Hospital Municipal Veterinário de...