Membra da transição do governo e nova titular da Sesab, Roberta Santana faz diagnóstico da saúde na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Administradora por formação, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entende muito das questões técnicas relacionadas ao órgão estadual de gestão da saúde que assumiu no início do mês enquanto titular e que já integra a equipe desde 2021.

Baiana de Feira de Santana, Santana já foi chefe de gabinete da pasta durante o mandato da médica Adélia Pinheiro e conduziu neste intervalo a diretoria-geral no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19. 

Durante este período, atuou reorganização da rede de assistência à saúde, com a implantação de estrutura e reforço nas unidades hospitalares para assegurar o atendimento à população.

WhatsApp Image 2023 01 11 at 10.41.44.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias

Convidada pessoalmente pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), ela conta essa atribuição se deu por conta da sua trajetória como servidora, com passagens por diferentes pastas, como a Embasa, a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). 

Também estão no seu currículo a coordenação da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a cadeita de diretora-geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC), onde atuou diretamente com o atual chefe do Executivo baiano.

“Acho que fiz uma trajetória de degraus. Acho que é importante a gente passar um pouco do operacional para depois chegar em um nível mais estratégico. Acho que são etapas”, definiu a entrevistada.

WhatsApp Image 2023 01 11 at 10.41.45.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias

Em sua primeira entrevista para o Bahia Notícias, Roberta Santana falou sobre potencialidades, desafios e até mesmo gargalos na área que agora assume, respondeu sobre assuntos que dizem respeito ao cenário que encontra, mas também como pensa o futuro. 

Para ela, sua nomeação corresponde a uma representatividade feminina no governo e se configura como seu maior desafio profissional. Apesar disso garantiu que irá, ao longo do tempo que estiver na cadeira, trabalhar “com muita responsabilidade, muito afinco, muito compromisso e muito amor”. Confira a entrevista completa clicando aqui.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...