Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern renuncia ao cargo

Publicado:

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, surpreendeu e anunciou sua renúncia do cargo nesta quarta-feira (18/1). Ela pretende deixar o comando do país até 7 de fevereiro, a oito meses das eleições gerais.

Jacinda Ardern afirmou não ter mais energia para trabalhar por mais uma reeleição. Ela é primeira-ministra desde 2017, quando foi eleita aos 37 e se tornou a mulher mais jovem a ser líder de governo. Com postura progressista, foi reeleita com ampla margem em 2020.

Ela fez um discurso emotivo e disse que usou o recesso do verão para refletir se tinha a energia suficiente para continuar no cargo. “Eu sou humana, políticos são humanos. Damos tudo o que podemos até quando podemos. E então é a hora”, declarou.

Jacinda quer que os neozelandeses acreditem que “é possível ser gentil, mas forte, empático, mas incisivo, otimista, mas focado”. A primeira-ministra foi foco dos holofotes em diferentes momentos de sua gestão, como quando teve um enfrentamento exemplar da pandemia da Covid-19.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como foram os últimos jogos entre Palmeiras x Juventude? Veja e aposte

O Palmeiras, líder do Brasileirão ao lado do Flamengo, tem a chance de se isolar na ponta da tabela. Neste sábado,...

Jorge Messias, o próximo ministro do STF. A não ser que dê zebra

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem uma história de 134 anos e apenas três mulheres já ocuparam essa posição. A primeira foi Ellen...

Com clássico, Série C terá decisões por acessos e vagas na final

A Série C do Campeonato Brasileiro promete um sábado, 11 de outubro, repleto de emoções. Com todos os jogos marcados para as 17h,...