Iceberg maior que a cidade de São Paulo se desprende da Antártida

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Ruptura do bloco de gelo de 1.550 km² não teve relação com as mudanças climáticas, e sim com a maré forte

Reprodução/Twitter/@BAS_News

Iceberg do tamanho de SP antartida

Iceberg que se desprendeu na Antártida tem 1.550 km²

Um iceberg maior que a cidade de São Paulo se desprendeu da Antártida no último domingo de uma plataforma de gele próxima a uma estação científica do Reino Unido, anunciou um grupo de cientistas na segunda-feira, 23. O bloco de gelo tinha 1.550 km² (a cidade de São Paulo tem aproximadamente 1.520 km²). Apesar da região estar sofrendo com o aquecimento global, a British Antarctic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares, garantiu que o fenômeno da vez não teve nenhuma relação com as mudanças climáticas, por outro lado, se deu por causa da maré forte que aumentou a fenda que já existia na região. “Este evento era esperado e faz parte do comportamento natural da [plataforma de gelo] East Brunt. Não está relacionado com as mudanças climáticas”, afirmou o glaciologista Dominic Hodgson, do instituto britânico. A rachadura já tinha sido detectada um década atrás pelo próprio BAS. O desprendimento aconteceu por volta das 16h de domingo. Essa foi a segunda maior ruptura. Há dois anos, um bloco de gelo de tamanho similar a esse, já tinha se soltado. Segundo os glaciologistas, as fissuras nas plataformas de gelo tem aumentado na última década.

Before and after ?

Here’s a super sharp view of the vast new #iceberg breaking away from the Brunt Ice Shelf in #Antarctica.

? Sentinel-2 @CopernicusEU & thanks to @USGSLandsat for the before shot from 20 Jan. pic.twitter.com/PrtAwCvHTf

— British Antarctic Survey (@BAS_News) January 24, 2023

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping viajará à Coreia do Norte, em primeira visita desde 2019

O presidente da China, Xi Jinping, viajará à Coreia do Norte na próxima semana, sua primeira visita ao país desde 2019, em uma...

Ex-príncipe Andrew sublocava imóveis em residência real, diz órgão britânico

Resumo: o ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, sublocou várias casas da Royal Lodge, em Windsor, recebendo as rendas sem pagar aluguel....

Princesa herdeira da Noruega entra na fila de espera para transplante de pulmão

Entre os destaques da realeza europeia, a princesa Mette-Marit, futura rainha da Noruega, foi colocada na lista de espera para transplante de pulmão...