Eleições no Congresso: Valdemar reúne deputados e senadores do PL em jantar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Deputados e senadores da bancada do PL no Congresso Nacional estiveram reunidos, na noite desta segunda-feira (30/1), para um jantar patrocinado pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, em um restaurante de alto padrão em Brasília.

O jantar servirá para o presidente da sigla dar as boas-vindas aos novos parlamentares eleitos pela legenda. Outro assunto na pauta da reunião será a candidatura de Rogério Marinho à Presidência do Senado.

Marinho, que foi ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representará o PL na disputa pelo controle do comando da Mesa Diretora da Casa. O senador eleito pelo Rio Grande do Norte terá o apoio das bancadas do Republicanos e do PP, do também ex-ministro Ciro Nogueira.

Favoritismo de PachecoEle enfrentará o favorito ao pleito e atual presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que busca a reeleição para o cargo. O favoritismo se deve ao apoio das bancadas que concentram maioria da Casa, como PT, MDB, PSD e União Brasil.

No Senado, para ganhar em primeiro turno a presidência da casa, o candidato precisa de pelo menos 41 votos. Se ninguém chegar a esse número, os nomes vão para o segundo turno. O escolhido toma posse em seguida.

Na Casa, a principal aposta é que as eleições serão definidas por traições, que ocorrem quando um senador vota contra a orientação do partido ou contra um acordo feito com determinado candidato. Vale ressaltar que o voto é secreto. Até por este motivo, Valdemar deve reiterar aos filiados a importância do voto em Marinho para dar fôlego ao PL na oposição do governo Lula.

Outra possibilidade apontada pelos bolsonaristas é que o Podemos retire, no dia da votação, a candidatura de Girão e, para enfraquecer Pacheco, apoie em peso Marinho na disputa.

Os eleitos comandarão as casas de 1° de fevereiro de 2023 até 31 de janeiro de 2025.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Tainara: autor de crime responderá por feminicídio consumado

Nesta quinta-feira (25/12), a Secretaria da Segurança Pública confirmou a reclassificação do crime envolvendo Tainara Souza Santos para feminicídio consumado. A vítima, de...

Cirurgia de tratamento de hérnia de Bolsonaro termina após mais de 3h de operação

Uma cirurgia para tratar de uma hérnia inguinal bilateral no ex?presidente Jair Bolsonaro (PL) foi concluída na tarde desta quinta-feira (25), após cerca...

AL-BA abrirá licitação para contratação de serviço de fretamento aéreo e estima custo acima dos R$ 13 milhões

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) abriu uma licitação para o fretamento aéreo, que envolve aeronave, tripulação e combustível, publicada no Diário Oficial...