HGRS implanta projeto que busca reduzir superlotação em hospitais públicos e filantrópicos

Publicado:

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está em processo de implantação do projeto Lean nas Emergências. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, por meio do uso da metodologia Lean, que visa melhorar a gestão racionalizando recursos, otimizando espaços, insumos e processos.

O Lean nas Emergências faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. Entre as metas do projeto estão a redução dos níveis de superlotação nos serviços de urgência dos hospitais participantes; redução do tempo de passagem do paciente entre o momento de admissão e a alta; e redução do tempo de passagem do paciente no serviço de urgência.

“O projeto Lean é voltado para reduzir a superlotação em emergências, mas não atinge só a emergência. Esse é um projeto que atinge o hospital como um todo, pois procura otimizar os leitos, as altas, a rotatividade, além de identificar os pacientes por grupos para que seja possível resolver os problemas de cada um desses grupos”, avalia Ledívia Espinheira, diretora de Gestão do Cuidado e Inovação em Saúde do HGRS.

De acordo com Carolina Ribeiro, do Núcleo de Qualidade do HGRS, o cronograma inclui visitas quinzenais, com produção de um diagnóstico do hospital e, a partir disso, o planejamento de ações para desenvolvimento das necessidades. “O hospital foi selecionado para participar do ciclo sete. Até então, 180 hospitais já fizeram esse programa. Dessa vez, estamos participando junto a outros 42 hospitais no país inteiro, para desenvolver as melhorias baseadas na filosofia de trabalho”, detalha.

O projeto Lean nas Emergências é executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. No triênio 2021-2023, a iniciativa tem ainda a participação dos hospitais Moinhos de Vento e Beneficência Portuguesa de SP, que acompanhará diretamente o HGRS.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul para participar da reunião do G20 Saúde. Durante o encontro, ele compartilhou...

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

A neurotecnologia, que permite monitorar e até modificar a atividade cerebral, está ganhando destaque mundial. Há milhares de pessoas utilizando essa tecnologia em...