A poucos dias do Carnaval, a Globo tem enfrentado dificuldades para conseguir patrocinadores para a cobertura da festa. Segundo o Notícias da TV, até o momento há apenas uma marca de cervejas está com contrato fechado, devido a uma renovação que já estava prevista em 2021, quando não houve festa por causa da pandemia de Covid-19.
Caso não consiga mais anunciantes dispostos a exibir sua marca nos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, a emissora terá graves prejuízo com a cobertura.
Ainda segundo o Notícias da TV, os diretores da TV Globo não culpam o departamento comercial, mas o mercado publicitário. Em diversas consultas feitas pela Globo, a resposta foi que as empresas não vão fazer grandes investimentos até abril quando termina o BBB23 e a programação de televisão terá novidades.
CarnavalSP_23022020-4
Baianas do Colorado do Brás, escola de samba do carnaval de SPNEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
CarnavalSP_23022020-3
Perola Negra SambaAlexandre Schneider/Getty Images
CarnavalSP_23022020-5
Colorado do Brás: Camila Prins é a primeira Rainha de bateria transexualTABA BENEDICTO/ESTADÃO CONTEÚDO
CarnavalSP_23022020-7
Sabrina Sato como Rainha da Escola Gaviões da Fiel Samba em 2020Alexandre Schneider/Getty Images
CarnavalSP_23022020-8
Gaviões da FielAlexandre Schneider/Getty Images
CarnavalSP_23022020-9
Rainha Aline Oliveira – Mocidade AlegreAlexandre Schneider/Getty Images
CarnavalSP_23022020-10
Destaque da Mocidade Alegre no carnaval de SPAlexandre Schneider/Getty Images
CarnavalSP_23022020-12
Rainha de bateria no carnaval de SPAlexandre Schneider/Getty Images
CarnavalSP_23022020-15
Ala da Águia da Ouro no carnaval de SPAlexandre Schneider/Getty Images
Para além dos prejuízos financeiros, a empresa dos Marinho teme perder a preferência para a transmissão. Isso porque a emissora reduziu o pagamento fixo para as agremiações e pagará um valor variável, que dependerá de metas publicitárias alcançadas.
Neste caso, se as vendas não forem tão bem como se espera, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) pode ficar com o pé atrás na hora de renovar o contrato para 2024.
Vale lembrar que em 2023, a transmissão exclusiva dos desfiles das escolas de samba da Série Ouro do Rio de Janeiro, uma espécie de segunda divisão dos desfiles cariocas, será feita pela Band. O contrato foi fechado com a Liga Independente das Escolas de Samba do RJ e pôs fim a sequência de nove anos de exclusividade da Globo.
A negociação começou após a Globo abrir mão dos direitos para exibir os desfiles de São Paulo nacionalmente.
Comentários Facebook