Copa e Carnaval, os tombos que a Globo sofreu em grandes eventos

Publicado:

O que o Carnaval 2023 tem em comum com a Copa do Mundo do Catar para a Rede Globo? Os dois supereventos deixaram prejuízos financeiros importantes para a maior emissora de televisão do país.

Ao contrário do que já aconteceu durante anos de cobertura global,  o Carnaval só trouxe dissabores para a Globo, tanto no aspecto financeiro, quanto de audiência.

Para que se tenha uma ideia, das cinco cotas de patrocínio colocadas à disposição do mercado publicitário, a emissora conseguiu fechar apenas uma, com a Brahma.

O mercado estima que essa cota – como foi uma negociação de renovação de um contrato anterior – ficou entre R$ 35 e 40 milhões, dinheiro insuficiente pagar os direitos de transmissão e as cotas destinadas às escolas.

Além disso, de acordo com a coluna de Ricardo Feltrin, foi a segunda pior audiência na Grande São Paulo em toda a história dos carnavais transmitidos pela Globo. Este ano a média de ibope ficou em 9,1 pontos.

O grande problema é que o Carnaval – assim como a cobertura de uma Copa do Mundo – é um evento muito caro, que envolve centenas de profissionais.

Na Copa do Catar, como já tratamos aqui na coluna, o cenário foi um pouco diferente, porem o resultado foi igualmente deficitário. A Globo chegou a faturar mais de R$ 1 bilhão em receita comercial, mas, no final das contas, a despesa foi bem acima disso e deixou um prejuízo considerável.

Junte-se a tudo isso a aposta arriscada que foi feita no Mundial de Clubes. A Globo pagou caro à Fifa pelos direitos do torneio, acreditando (e certamente prometendo aos anunciantes) que haveria uma final apoteótica entre Flamengo e Real Madrid.

Deu tudo errado.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colégio Anchieta Salvador desenvolve canal anônimo para denúncias de bullying

No coração de Salvador, o Colégio Anchieta lançou um canal anônimo para denúncias de bullying, uma iniciativa que nasce da experiência pessoal de...

Roberto Justus fala sobre seu estado de saúde após aparecer de muletas

Recentemente, Roberto Justus chamou a atenção de seus seguidores ao aparecer utilizando muletas nos stories de sua esposa, Ana Paula Siebert. A revelação...

Dona da Ultrafarma é solto após ser preso em operação do MP que investiga esquema de propinas

Sidney Oliveira, o proprietário da renomada rede de farmácias Ultrafarma, recuperou sua liberdade no final da tarde desta sexta-feira (15). Juntamente com ele,...