Tarcísio proíbe equipe de falar sobre chances de ele concorrer à Presidência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), proibiu que integrantes de sua equipe e apoiadores falem sobre a possibilidade de ele ser candidato à Presidência da República em 2026.

Segundo interlocutores do governador, ele quer evitar a todo custo uma indisposição com bolsonaristas radicais, que poderiam passar a taxá-lo de traidor e a fazer campanha diuturna contra ele nas redes sociais.

A imagem de traidor foi colada por adversários em João Doria em 2018, quando ele, então prefeito de São Paulo e pupilo de Geraldo Alckmin (PSB), quis desbancar o padrinho político para ser candidato a presidente da República. O exemplo também inspiraria Tarcísio a frear o impulso de correligionários de estimularem sua candidatura presidencial, mesmo diante da possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) ficar inelegível.

O governador avalia também, segundo os mesmos interlocutores, que uma disputa contra o PT em 2026 não seria um passeio. Caso Lula seja candidato à reeleição, segundo essa análise, provavelmente sairá como favorito: além de um eleitorado consolidado, o petista terá a poderosa máquina de governo nas mãos.

Se fizer um governo bem avaliado, Tarcísio teria chances maiores de se reeleger governador de SP.

Hoje com 47 anos, ele teria tempo para esperar por uma candidatura presidencial depois de cumprir o segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes. Em 2030, Tarcísio terá 55 anos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com voto contrário de Jaques Wagner, CPI do INSS rejeita convocação de Lulinha

A CPI do INSS rejeitou, nesta quinta-feira, por 19 votos a 12, a convocação de Fábio Luiz Lula da Silva, o "Lulinha", filho...

Deputados pressionam Motta a agilizar PEC que mira STF

Após Gilmar Mendes restringir pedidos de impeachment de ministros do STF, deputados pediram ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que...

AGU pede ao STF reconsideração de suspensão de artigos da Lei do Impeachment contra ministros da Corte

Ontem, a Advocacia-Geral da União enviou ao STF uma manifestação ao ministro Gilmar Mendes, pedindo a reconsideração...