Volta: Bolsonaro (EUA), Michelle (DF), Roma (Bahia) (por Vitor Hugo Soares)

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Movimentos políticos e estratégicos, concatenados dentro e fora do Brasil, sinalizam ensaios para o retorno, ainda este mês, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Menos de três meses depois de escapulir, para a Flórida, dois dias antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, fugindo do dever ético e democrático passar a faixa ao sucessor e abrindo espaço para o infame ataque golpista aos três os do poder na República, no insano 8 de janeiro, em Brasília.

Os lances preparatórios para volta do capitão, ao seu campo de jogo, se deram entre Washington – onde Bolsonaro passou o fim de semana falando para ouvidos da direita mais conservadora e em conversas com Donald Trump – e Brasília, onde a ex- primeira-dama trafega, nas rodas dos arranjos políticos dos ex- donos do poder, pilotando o PL Mulher – em tarefa delegada expressamente pelo marido – cuja largada feérica planejada pelo partido, para 8 de março (Dia Internacional da Mulher), foi atropelada pelo escândalo do cavalo (de pata quebrada) recheado de joias caras, cravejadas em pedras preciosas vindas dos emirados árabes.

A terceira ponta é costurada em Salvador, onde o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, João Roma, tem a complicada tarefa de tentar expandir o bolsonarismo no Nordeste, a começar pela Bahia: portão de entrada da região considerada “calcanhar de Aquiles”, crucial para o crescimento nacional sonhado pela direita. Isto já com vistas às eleições municipais de 2024, cuja tomada da prefeitura de Salvador, sob comando do União Brasil, do atual prefeito Bruno Reis e do ex ACM Neto (secretário nacional do partido) virou questão de honra para o PT (de Rui Costa e Jaques Wagner) e o PL de Waldemar Costa Neto e Jair Bolsonaro.

Esta semana, Roma deu entrevista tão inesperada quanto reveladora, na Rádio Band News FM- Salvador, ao jornalista Victor Pinto, também colunista da Tribuna da Bahia. Candidato derrotado ao Palácio de Ondina, nas eleições passadas, Roma disse continuar afastado do ex- amigo irmão ACM Neto – “a conversa mais recente foi por celular e Neto me agradeceu, em fala rápida, por eu ter formalizado publicamente meu apoio a ele no segundo turno para governador, contra o candidato do PT, que sempre considerei o inimigo principal”, disse Roma. Mas frisou que atua na reaproximação com o prefeito Bruno Reis, com vistas às municipais de 2024. “O PL tem nomes para a prefeitura da capital, a começar pelo meu”, afirmou o homem de confiança de Bolsonaro no Nordeste.

Bolsonaro fala em retorno nos próximos dias de março, de históricos temores e tremores políticos e institucionais de amarga memória. Há o rolo das jóias, presente dos árabes, cuja ponta do iceberg de verdade – revelado em furo de reportagem pelo Estado de São Paulo, parece ainda submersa nas águas da Baia de Todos os Santos. Vinculada à veloz e estranha venda, pela Petrobras, por US$ 1,8 bilhão (o equivalente a R$ 10,1 bilhões na época), da pioneira Refinaria Landulpho Alves (Mataripe). Então, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) alegou que a refinaria foi vendida pela metade do preço que valia. Presentão do governo do capitão as empresários árabes! Mesmo com todo barulho, o retorno do ex- mandatário parece inevitável e terá como sinal, para embarque em Orlando, a saída, de Brasília, do presidente Lula para a China. Sombras de março!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputados de SP aprovam apenas 14% dos projetos apresentados em 2025

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou 203 projetos ao longo deste ano, representando 14% do total de propostas apresentadas em 2025,...

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...