Congresso quer agilizar pagamentos do Ministério da Agricultura

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No quesito de liberação de verbas para bases de deputados e senadores, o Ministério da Agricultura e Pecuária foi relegado a patinho feio da Esplanada nos últimos anos.

O motivo é que, hoje, parlamentares privilegiam o que é chamado de “transferência fundo a fundo”: recursos enviados diretamente para o caixa das prefeituras, sem a necessidade de aprovar um projeto pela Caixa Econômica Federal.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS), administrado pelo Ministério da Saúde, funciona para esse tipo de repasse, assim como o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), hoje sob o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O ministro Carlos Favaro, do PSD, prometeu a parlamentares que irá abrir a torneira de seus recursos da mesma forma. Há um empecilho, porém: não existe um fundo de recursos na agricultura, e seria preciso aprovar uma nova legislação para criá-lo.

O ministério tem R$ 2,2 bilhões em verbas para investimentos em desenvolvimento agrário, cobiçados por parlamentares, além de R$ 480 milhões em emendas previstas para 2023. A demora na liberação dos recursos com a necessidade de apresentar projetos tem incomodado a base aliada, já acostumada a repasses diretos.

Procurado, o ministério negou que esteja estudando um modelo de transferência “fundo a fundo”, mas disse que há uma intenção de, “sob a luz das novas regras orçamentárias, procurar sempre estar mais próximos dos municípios e demais entes federativos”.

“Nossa visão será sempre dar maior celeridade e efetividade aos nossos programas, convênios e, em especial, atenção a eventuais calamidades climáticas que possam impactar nossos produtores. Ressaltamos também que estas nossas preocupações se estendem a produtores rurais de qualquer tamanho e localizados em qualquer unidade federativa”, disse o órgão, em nota.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Mari Fernandez aparece de surpresa em bar na Saúde e faz show gratuito em Salvador

A cantora Mari Fernandez surpreendeu fãs e frequentadores do Bar do Léo, no bairro Saúde, em Salvador, ao aparecer de forma inesperada para...

Guerra das mansões: Justiça embarga obra de bilionário nos Jardins

A polêmica envolvendo a construção de uma mansão no Jardim Paulista, um dos bairros mais caros de São Paulo, ganhou ares de batalha...

Wesley Safadão cancela shows por “questões de saúde” dias após participação no Festival Virada Salvador

Três dias após a participação no Festival Virada Salvador 2026, o cantor Wesley Safadão precisou cancelar os shows que seriam realizados nesta terça-feira...