TAGS

Conselho aprova novas diretrizes para tratamento da tuberculose no SUS

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou novas diretrizes de vigilância, promoção, proteção, diagnóstico e tratamento da tuberculose no Sistema único de Saúde (SUS). As propostas incluem a garantia de investimento público para estratégias do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose e o estabelecimento de um comitê interministerial com participação da sociedade civil. ebcebc

A resolução prevê que seja estabelecido um indicador de pagamento por desempenho relacionado ao controle da tuberculose na atenção primária. As diretrizes propõem ainda reestruturar e ampliar a rede laboratorial, reestabelecer as coberturas vacinais e fortalecer ações de rastreamento de infecção latente, além de ampliar o tratamento preventivo à doença. 

Notícias relacionadas:

  • Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose.
  • Meta do governo é produzir 70% dos insumos do SUS no país.

O documento é resultado do chamado Grupo de Trabalho sobre o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, criado pelo próprio CNS. Além dos conselheiros nacionais que integram o grupo, houve participação de representantes da sociedade civil e de instituições de ensino, pesquisa e gestão ligados à tuberculose. 

Acordo 

No fim de março, o Brasil, a Índia e a Indonésia assinaram acordo para elevar a tuberculose como prioridade na agenda global do G20 – grupo dos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Na ocasião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, reafirmou o empenho em acelerar e fortalecer os esforços para eliminar a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil até 2030, cinco anos à frente da meta global. 

Campanha 

No último dia 24, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose com a mensagem “Quem tem tuberculose nunca está sozinho. A gente testa, a gente trata, a gente vence”. 

A previsão é que, nas próximas semanas, a pasta crie o Comitê Interministerial pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública e implemente uma agenda de alto nível para o governo, envolvendo os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania, População Indígena e Justiça.

“Com esse comitê, serão aprimorados os mecanismos de responsabilização para alcançar de forma mais eficaz as pessoas e comunidades afetadas pela tuberculose, com atenção especial às pessoas com maior risco de contrair a doença, especialmente reclusos, sem-abrigo, pessoas com HIV e aids, migrantes, refugiados e indígenas”, informou o ministério. 

Dados divulgados pela pasta mostram que a tuberculose acomete cerca de 10 milhões de pessoas e mata mais de 1 milhão anualmente em todo o mundo.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura avança com construção do primeiro parque ecológico de Teixeira de Freitas

Construção do Parque Municipal da Biquinha (Foto: Junior Origem) Unindo lazer e meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas prossegue com as obras no Parque Municipal da Biquinha, no bairro Colina Verde. Este será mais um espaço de recreação e atrativo turístico, garantindo também a qualidade de vida dos teixeirenses ao ressignificar um

Investindo no futuro: Prefeitura prossegue com obra de escola padrão FNDE

Construção de escola no bairro Ulisses Guimarães (Foto: Junior Origem) A construção da nova escola no bairro Ulisses Guimarães é um marco relevante no compromisso da Prefeitura com o futuro educacional de Teixeira de Freitas. O equipamento seguirá o padrão estipulado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 13 salas de aula, quadra

Prefeitura convida cidadãos para inauguração da ESF Reginaldo Souza da Cruz na sexta (17)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida todos os cidadãos para a inauguração da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Reginaldo Souza da Cruz, na praça do Residencial Santos Guimarães nesta sexta-feira (17), a partir das 16 horas. Com a nova ESF, a gestão atual busca promover o alcance e acesso da saúde