Ataque em escolas: Twitter cria desconforto em reunião com ministro da Justiça

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Representantes do Twitter no Brasil causaram mal estar em uma reunião com representantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na segunda-feira, 10, na sede do Ministério da Justiça, ao defender, dentre outras coisas, que um perfil com fotos de assassinos envolvidos em massacres em escolas não fere a política de uso da rede.

A plataforma foi comprada pelo bilionário Elon Musk em outubro do ano passado e desde então tem sido alvo de críticas pelas mudanças nas regras de moderação de conteúdo, que se tornaram cada vez mais permissivas em relação a conteúdos extremistas desde a troca de comando na direção da companhia.

Segundo fontes do Ministério da Justiça presentes na reunião relataram à reportagem, as falas em defesa da manutenção do perfil com fotos de assassinos de crianças foi feita pela advogada da rede social, que ainda argumentou que o caso em análise pela equipe do ministro Flávio Dino não se tratava de apologia ao crime. Em conversas reservadas, assessores da pasta classificam o episódio com “bizarro”.

Dino deu início a uma série de reuniões com as principais plataformas digitais no País para que redobrem o monitoramento de conteúdo extremista e hostil em seus domínios. A iniciativa do ministro surgiu após o segundo atentado em escolas no intervalo de duas semanas.

O Ministério da Justiça deflagrou no último dia 6 a Operação Escola Segura com ações contra a violência nas instituições de ensino. O governo rastreou 511 contos do Twitter que faziam algum tipo de apologia a violência e discurso de ódio. O governo pediu à Justiça a remoção de pelo menos 431 contas responsáveis por publicações de conteúdos relacionados a ataques contra escolas, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, assim como a remoção de vídeos hostis do Tik Tok.

Procurado pela reportagem, o Twitter respondeu aos questionamento enviados com um emoji de fezes. A prática foi institucionalizada pela empresa após a chegada de Elon Musk. A companhia também já suspendeu dezenas de contas de jornalistas dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Apple music revela os 10 melhores álbuns de todos os tempos; veja

A Apple Music finalizou nesta quarta-feira (22) a divulgação da sua lista com os 100 melhores álbuns da história da música, consagrando o aclamado "The Miseducation of Lauryn Hill", de Lauryn Hill, com a primeira posição. A seleção, que teve início na semana passada, reúne nomes conhecidos e contemporâneos, como Beyoncé (10º) e Kendrick Lamar

Próximo iPhone top de linha terá melhor câmera

Um novo rumor empolgante sugere que a Apple está preparando uma grande atualização nas câmeras dos próximos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. De acordo com a publicação de uma página na rede social X, os dois modelos Pro da série terão: Sensor ultra grande angular de 48MP: Uma resolução significativamente maior que

Sabia que Albert Einstein quase foi presidente de Israel?

Albert Einstein não é apenas um dos maiores físicos de todos os tempos, como também se tornou um ícone da cultura pop. A inovadora teoria da relatividade especial de Einstein o transformou em uma das figuras mais importantes da história. No entanto, assim como acontece com outras personalidades famosas, há fatos reais sobre ele por