CNMP instaura processo administrativo disciplinar contra promotora do sul da Bahia

Publicado:

A promotora Lair Faria Azevedo, atuante em Porto Seguro, será investigada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O órgão decidiu instaurar processo administrativo disciplinar (PAD), após reclamação apresentada pelo prefeito Jânio Natal (PL).

 

Conforme decisão proferida nesta segunda-feira (11) pelo corregedor nacional Oswaldo D’Albuquerque, e publicada no Diário Oficial de hoje (12), ficou constatada a conduta violadora e infração disciplinar da promotora no exercício de sua função.

 

“Conclui-se pela presença de indícios de autoria e materialidade da conduta violadora aos deveres de zelar pelo prestígio da Justiça, por suas prerrogativas e pela dignidade de suas funções, bem como aos de praticar os atos de ofício, cumprir e fazer cumprir as disposições legais, com independência, serenidade e exatidão”, pontuou o corregedor ao indicar que falta funcional de Lair Faria Azevedo, em tese, é punível com a pena de advertência.

 

O prazo para conclusão do PAD é de 90 dias, podendo ser prorrogado a critério do relator do caso. O processo corre em sigilo.

 

A promotora Lair Faria Azevedo foi a responsável pela ação judicial que solicitava o afastamento da então secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, do cargo em 2021. No processo, a promotora pediu a saída de Raíssa Soares diante do incentivo e recomendação do uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19.

 

A promotora também moveu ação civil pública contra  a ex-secretária, que ficou conhecida como ‘Doutora Cloroquina’, diante de um suposto ato de improbidade administrativa e na mesma ação, em agosto de 2021, pedia que ela fosse condenada à reparação do dano extrapatrimonial causado, no valor de R$ 50 mil em favor do Fundo de Direitos Difusos. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes criam canudo ecológico inovador a partir de cascas de ovo no sudoeste baiano

Alunas do Colégio Estadual de Tempo Integral Anísio Teixeira, em Palmas de Monte Alto, na região sudoeste da Bahia, desenvolveram um canudo ecológico...

Bahia regulamenta novo Código de Vigilância em Saúde e amplia poder de resposta do SUS

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na quarta-feira (8), o decreto que regulamenta o novo Código de Vigilância em Saúde. Essa mudança substitui uma...

Dois são presos no Sudoeste baiano acusados de roubar carros em São Paulo e Paraíba

Uma operação da polícia resultou na prisão de dois homens e na recuperação de dois veículos com registro de roubo e furto em...