Justiça dá 30 dias para Brumado elaborar plano de atendimento multidisciplinar para autistas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que o município de Brumado apresente um plano para regularizar o serviço multidisciplinar oferecido a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos em até 30 dias. A decisão, expedida nesta segunda-feira (11), considerou uma ação movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

 

A juíza Camila Vasconcelos decidiu que deverão ser contratados, em até 60 dias, profissionais suficientes das áreas da fisioterapia e terapia ocupacional para suprir as necessidades prescritas pelos médicos aos pacientes.

 

LEIA TAMBÉM:

Município de Brumado é acionado após insuficiência no atendimento de crianças e adolescentes autistas

 

Conforme a decisão, o município deverá desenvolver um programa de atendimento a crianças e adolescentes diagnosticados com TEA e/ou outros transtornos, com o censo e cadastramento destes munícipes, além de garantir a “continuidade e regularidade da oferta formal e suficiente dos serviços” estabelecidos.

 

A juíza estabeleceu ainda que sejam apresentados os comprovantes de contratações já realizados e em andamento de profissionais das áreas de neuropediatria, psicologia e fonoaudiologia.

 

Na ação movida pelo MP-BA, a promotora Daniela de Almeida apontou que uma investigação feita a partir das denúncias de pais e responsáveis constatou a omissão do município de Brumado em disponibilizar os atendimentos necessários para as crianças e adolescentes com TEA, inclusive, um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi proposto, mas o Executivo municipal recusou, alegando que já havia contratado os profissionais necessários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher morre atropelada em garagem de empresa de ônibus

Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, morreu atropelada por um ônibus dentro da garagem da URBI, na QR...

Saúde e vida longa a Bolsonaro para que pague pelos seus crimes

Resumo objetivo: Exames indicam que Bolsonaro está apto para a oitava cirurgia desde a facada de 2018; a intervenção prevista é para tratar...

Sem prédio, Conselho Tutelar de Planaltina atende só em emergência

O prédio do Conselho Tutelar de Planaltina I foi interditado em 4 de dezembro após laudo apontar risco estrutural, com telhado comprometido. O...