TAGS

Todos querem reforma, mas não a mesma reforma…

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Todo mundo quer uma Reforma Tributária no Brasil. O problema é que nem todos querem as mesmas mudanças. Com quase 34% de carga tributária, o país se destaca negativamente entre aqueles que mais retiram recursos dos contribuintes, entretanto os problemas não acabam aí. O peso dos tributos recaem mais sobre uns do que sobre outros e o sistema de cobrança é complexo e confuso. 

Um exemplo claro de que nem todos querem a mesma reforma foi o manifesto conjunto divulgado pelas principais entidades patronais nesta terça-feira. Quase todas estavam lá, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP). Uma destacada exceção é justamente a CNI, que representa a indústria. 

Não se sabe o motivo da entidade ter ficado de fora, mas há algum tempo as discussões sobre a reforma no setor produtivo colocam em polos opostos a indústria e os serviços. 

No manifesto divulgado nesta terça, as entidades signatárias avisam que as propostas de mudanças “necessitam de ajustes para evitar impactos perversos e riscos à sociedade brasileira”.

“Se prevalecer a ideia de alíquota única para bens e serviços, haverá um pesado aumento de impostos sobre setores estratégicos no Brasil. A reforma acarretará elevação geral nos preços dos alimentos (mais 22% sobre a cesta básica), dos transportes, da habitação, da mensalidade escolar, da saúde (mais 38% sobre medicamentos e 22% sobre planos de saúde), do advogado, do turismo, da ginástica, do lazer, da segurança e de diversos outros serviços”, diz o manifesto.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

MPT-BA envia R$ 458 mil para governo do Rio Grande do Sul no auxílio às vítimas dos temporais

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) destinou R$ 458 mil para ajudar as vítimas dos temporais e enchentes que afetam o Rio Grande do Sul. O recurso será depositado no Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) instituído pelo governo gaúcho e fiscalizado pelo Ministério Público estadual.   O MPT-BA explica que o

Desembargadora Cynthia transmite presidência do TJ-BA para 1º vice-presidente

Ato na Sala da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), realizado nesta segunda-feira (13), marcou a transmissão temporária do cargo de presidente da Corte para o 1º vice-presidente, desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas.    A presidente, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, transmitiu o posto por ter assumido interinamente o governo da Bahia

Suspeito de esfaquear cunhada e matar a mãe dela e vizinho é preso em Salvador

  Foi preso nesta segunda (13), o homem suspeito de atacar duas mulheres e um homem com golpes de faca no bairro da Mata Escura, por volta das 21h da noite do domingo (12). Uma das moças era cunhada, que resistiu aos golpes, porém a mãe dela e o rapaz, que era vizinho, acabaram perdendo