PF instaura inquérito para apurar racismo em voo da Gol em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal instaurou inquérito policial neste domingo (30) para apurar a eventual existência dos crimes de racismo durante a retirada compulsória de uma passageira do Voo Gol 1575 no dia 28/4 no Aeroporto Internacional de Salvador.

De acordo com o comunicado da corporação, a  investigação foi instaurada na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia e permanecerá em sigilo até a completa elucidação dos fatos.

O caso aconteceu na última sexta-feira (28), quando uma mulher negra, identificada como Samantha, foi retirada do avião antes da decolagem da capital baiana, com destino a São Paulo, e ficou detida no aeroporto. 

 

A situação repercutiu nas redes sociais e várias celebridades comentaram o assunto. Em um texto compartilhado pela jornalista da TV Globo, Rita Batista, Samantha estava sendo obrigada a despachar a mochila com seu computador – sendo, inclusive, acusada por parte da tripulação de ser “a razão do atraso”. Os passageiros conseguiram um lugar para a mochila de Samantha e nem mesmo assim o voo decolou. 

 

Em nota após a ocorrência, a PF informou que agentes entraram no avião e efetuaram o desembarque de uma passageira que não teria acatado as ordens do comandante do voo nº 1575, referentes à segurança de acomodação das bagagens.

 

“Ressalta-se que, de acordo com a Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, o comandante exerce autoridade desde o momento em que se apresenta para o voo até o momento em que entrega a aeronave, tendo autonomia para solicitar apoio da Polícia Federal”, diz a nota.

 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por ritabatista (@ritabatista)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça expede alvará de soltura para Gato Preto após pagamento de mais de R$ 50 mil de pensão alimentícia

O influenciador Samuel Sant'Anna, conhecido como Gato Preto, quitou a dívida de R$ 57,4 mil em pensão alimentícia e pode ser solto a...

VÍDEO: Homens ateiam fogo em área desativada dos Correios na Pituba

Mais uma ação criminosa de vandalismo foi registrada na antiga sede dos Correios, na Pituba, em Salvador. No início da manhã desta sexta-feira...