‘Registre-se’: projeto chega a 23 cidades baianas e busca ampliar acesso à documentação básica

Publicado:

A Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), em parceria com a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-Ba), com os cartórios de Registro de Pessoas Naturais e com 23 municípios do estado, vai realizar, de 8 a 12 de maio, a Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se”. 

 

Promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça, a iniciativa tem o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica aos brasileiros, em especial, da população considerada em estado de vulnerabilidade. 

 

“Trata-se de uma grande mobilização nacional em defesa da cidadania, que vai contar com todo o apoio e a participação da Corregedoria das Comarcas do Interior”, diz o corregedor Jatahy Júnior. 

 

A CCI vai aproveitar as atividades já em andamento do Cidadania Itinerante, projeto que desenvolve desde o ano passado em comarcas de entrâncias inicial e intermediária. 

 

O projeto contempla a realização de mutirões para atendimento, de forma itinerante, em praças públicas às populações mais carentes, com vistas à efetivação de registros de nascimento e óbito, inclusive tardios, reconhecimento de paternidade biológica e afetiva, alteração de nome e gênero para transgêneros, entre outros serviços, de forma gratuita.  

 

Por deliberação da Corregedoria Nacional de Justiça – Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a primeira semana do ‘Registre-se’ será destinada ao fornecimento de certidões para as pessoas que, apesar de haverem obtido a certidão anteriormente, por algum motivo perderam o acesso ao documento, desconhecendo o cartório que a lavrou. Alguns municípios vão disponibilizar, também, a emissão de RG. 

 

As edições da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se” serão realizadas, no mínimo, uma vez a cada ano, sempre na segunda semana de maio, nas capitais e no Distrito Federal, em locais a serem definidos pelas corregedorias estaduais. 

 

SALVADOR

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do TJ-BA também participa do projeto “Registre-se”, promovendo a emissão de documentos na capital, de 8 a 12 de maio. Interessados podem se dirigir à Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio, das 8h às 14h. As 24 comarcas de entrância final no interior do estado também serão contempladas. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF abriu 20 apurações contra pessoas com foro privilegiado em 2025

Em 2025, a Polícia Federal (PF) já abriu 20 inquéritos contra autoridades com foro privilegiado, o que representa cerca de 25% do total...

Morte no lixão e lesões graves: DF tem 1 acidente de trabalho por hora

Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, refletimos sobre uma realidade alarmante: a cada hora, um...

Onze pessoas são esfaqueadas em supermercado nos Estados Unidos

Em uma tarde trágica, onze pessoas se tornaram vítimas de um ataque violento em um supermercado Walmart localizado em Traverse City, Michigan. O...