Cbrate 2023 termina como marco no setor de saúde esportiva

Publicado:

Neste sábado (13/5), chegou ao fim a 6ª edição do Congresso Brasileiro de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (VI Cbrate ). O evento de três dias, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, recebeu 653 congressistas para discutir os principais avanços da área da medicina esportiva.

A edição foi organizada pela Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).

O Cbrate 2023 é um evento de destaque no setor da saúde que reúne médicos do esporte, ortopedistas, traumatologistas, residentes e fisioterapeutas interessados no avanço técnico-científico. No congresso, são abordados temas como: artroscopia, prevenção de lesões, reconstrução e reabilitação das principais lesões do esporte e medicina regenerativa no tratamento dos atletas.

A 6ª edição do Cbrate O primeiro dia do evento contou com a presença dos ex-atletas Romário Faria, ídolo da Seleção Brasileira de futebol, e Leila Barros, medalha de bronze no vôlei nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Eles participaram de uma mesa-redonda para conversar sobre suas carreiras e as principais lesões que tiveram enquanto atuavam.

Atualmente, Leila é senadora pelo Distrito Federal, e Romário, pelo Rio de Janeiro. Os ex-atletas comentaram sobre a importância de discutir políticas públicas voltadas para o esporte.

“Uma das minhas maiores preocupações é que a gente consiga realmente fazer o melhor pela base. Além da promoção de cidadania, que é o mais importante, que nós possamos dar o melhor suporte para os atletas”, disse a ex-jogadora de vôlei.

Romário também lembrou da importância dos médicos para atletas conseguirem superar momentos difíceis da carreira: “A fisioterapia me ajudou bastante, a medicina sempre fez parte da vida do esporte e da minha vida como jogador de futebol. Eu agradeço muito aos médicos que passaram pela minha história”.

As atrações do primeiro dia do Cbrate não pararam por aí. No mesmo dia houve o Simpósio sobre Futebol: ocorrências e problemas médicos em campo, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O debate tratou de temas como avaliações à beira de campo, urgências ortopédicas no jogo, parada cardiorrespiratória, emergências médicas no esporte e organização de eventos esportivos e mala médica.

O segundo dia da edição seguiu com com palestras e aulas relacionadas a medicina esportiva, seguindo a programação científica. O bônus ficou por parte dos sorteios, que contemplaram participantes com camisetas de times de futebol.

The post Cbrate 2023 termina como marco no setor de saúde esportiva first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Joia da base, Roger Gabriel renova com o Bahia até 2027

O Esporte Clube Bahia confirmou, na tarde desta terça-feira (23), a renovação do contrato do meio-campista Roger Gabriel até 2027. O jovem atleta...

Bahia vive sequência ruim e amarga segunda pior série sem triunfos no Brasileirão

O Bahia enfrenta o Vasco nesta quarta-feira (24), às 19h30, em São Januário, em busca de encerrar uma das piores sequências da Série...

Muitos cartões: Dudu é punido a cada dois jogos pelo Vitória; veja levantamento

Um roteiro já conhecido se repetiu no Barradão na recente derrota do Vitória para o Fluminense. No último sábado (13), o volante Dudu,...