Caravelas realizou a terceira formação para mediadores da educação inclusiva

Publicado:

O evento foi organizado pela equipe multiprofissional da Secretaria de Ensino do município de Caravelas, através do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva (CEAMEI).

O público alvo foram os mediadores contratados para auxiliar os professores na educação dos alunos especiais. Esses profissionais são os auxiliares dos professores na facilitação do aprendizado de crianças com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, mental, física), contribuindo na inclusão dessas crianças no processo de ensino aprendizagem.

A formação continuada dos mediadores visa proporcionar uma capacitação reflexiva, dinâmica e ativa, de acordo com a necessidade dos alunos sob seus cuidados, fornecendo estímulos adequados e adaptados para cada aluno, com cuidados e particularidades de cada um deles, de acordo com o diagnóstico de suas especialidades e com o nível de afetividade necessária para o acolhimento deles.

Assim como no ensino regular, a educação inclusiva trabalha o lúdico e as experiências com o ambiente onde vivem, usando variedade de estratégias, dentre as quais, brinquedos e jogos de variados tipos. O conteúdo da formação incluiu, dentre outras práticas, a criação de brinquedos, por meio de oficinas.

Para a Secretária de Educação de Caravelas, Jocivânia Caetano, “o princípio da igualdade pressupõe que as pessoas, colocadas em situações diferentes, sejam tratadas de forma desigual e é por isso que a rede pública de ensino do município de Caravelas tem trabalhado para tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”, disse.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Obra da nova UBS avança em Caravelas e promete melhorar atendimento à população

A área da saúde em Caravelas segue em constante desenvolvimento. A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município está em ritmo...

Municípios do Extremo Sul da Bahia ingressam com ação de R$ 780 milhões contra mineradoras por desastre de Mariana

Prefeituras de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado reivindicam reparações por danos ambientais, sociais e econômicos causados pela lama tóxica da Barragem de...

São João 2025 de Caravelas termina em grande estilo com shows marcantes de Cris Lima e várias outras atrações

A última noite do São João 2025 em Caravelas, neste sábado (21), foi um verdadeiro espetáculo de alegria e tradição. A Praça de Eventos...