Coronel da PMDF apontado como “omisso” em 8/1 ignorou próprio informante no QG

Publicado:

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apontado como “omisso” por não elaborar planejamento de segurança para as ações de 8 de janeiro, tinha um “informante” no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército.

Segundo relatório da Polícia Federal ao qual a coluna Grande Angular teve acesso, o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, que atuava como comandante interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF na data dos atos antidemocráticos, em Brasília, revelou a um colega que tinha um “camarada” no QG, o qual relatou a ele sobre o clima de animosidade no local.

No dia 7 de janeiro, véspera dos atos golpistas, o coronel chefe do DOP encaminhou ao coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, então comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (CPR), a mensagem que seria do informante. No texto, o “camarada” de Bezerra alertou que os manifestantes “vieram preparados para a guerra”, “não vão ceder de forma alguma” e contou que ouviu muitas conversas referindo-se “até mesmo morte”. “As coisas tá (sic) mais séria do que muitos brasileiros estão imaginando”.

A partir de análise efetuada nos materiais apreendidos na casa e no carro de Paulo José, a PF concluiu que faltou um plano operacional para coibir os ataques de 8 de janeiro aos prédios da Praça dos Três Poderes.

“É verossímil acreditar que Paulo José agiu de forma omissa, frente aos crimes praticados no dia do evento, ao não elaborar o planejamento operacional do policiamento ostensivo do Distrito Federal”, concluiu a corporação.

The post Coronel da PMDF apontado como “omisso” em 8/1 ignorou próprio informante no QG first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...