Lula e Zelensky não terão reunião durante cúpula do G7

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não terão uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão. O motivo apresentado é a “incompatibilidade de agendas” entre os dois líderes.

Lula participa da reunião de cúpula do G7 como convidado, marcando o retorno do Brasil após 14 anos ao encontro do grupo que engloba as sete economias mais industrializadas do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Na sexta-feira (19), o presidente ucraniano propôs uma reunião bilateral entre os dois chefes de estado durante a cúpula de líderes. A informação foi transmitida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil à TV Globo.

De acordo com o governo brasileiro, a possibilidade de uma reunião foi negociada e uma sala de reunião foi preparada para o encontro. No entanto, devido à “incompatibilidade de agendas”, a reunião não ocorreu.

O governo brasileiro afirmou que Lula ofereceu mais de um horário, mas a equipe do presidente ucraniano não conseguiu encaixar a reunião na agenda de Zelensky.

Quando questionado se ficou decepcionado com o fato da reunião não ter acontecido, o presidente ucraniano respondeu ironicamente que acreditava que Lula deveria ter ficado decepcionado. Zelensky se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (21).

Leia Também: Bolsonaro teve encontros fora da agenda com políticos, empresários e juízes, mostram mensagens

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcos do Val nega que descumpriu decisão de Moraes ao ir para os EUA

Em uma reviravolta na política brasileira, a defesa do senador Marcos do Val (Podemos-ES) se pronunciou, negando que ele tenha quebrado a decisão...

Um Bolsonaro calado e dois falantes, um Lula sem recuo e o “insano”

O clima político no Brasil está fervendo com protagonistas em lados opostos. Enquanto o Presidente Bolsonaro se mantém em silêncio, as vozes de...

Deu a louca no general

Imagine um cenário em que um presidente, incapaz de ser reeleito, tramita planos para um golpe, um deputado conspira em outro país e...