Vini Jr: Lula pede combate ao racismo e critica fascismo dentro de estádios

Publicado:

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou o pronunciamento sobre a viagem ao Japão, neste domingo (21/5), manifestando apoio ao jogador Vinícius Júnior e cobrando providências contra o racismo no futebol. Lula pediu ações da Fifa e da Liga Espanhola que cessem o preconceito.

“Penso que é importante que a Fifa, a Liga Espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências, porque não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro do estádio de futebol”, declarou.

O atacante Vinícius Júnior sofreu mais um episódio de racismo na Espanha neste domingo. A partida entre Real Madrid e Valencia, pelo campeonato espanhol, chegou a ser paralisada por cerca de oito minutos no segundo tempo por conta de gritos preconceituosos da torcida valenciana.

Lula lamentou as ofensas. “Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se transformando, possivelmente, em um dos melhores jogadores do mundo, certamente para o Real Madrid ele é o melhor, seja ofendido em cada estádio que ele compareça.”

Vinícius acabou sendo expulso após se irritar com um jogador adversário. A partida, que terminou 1 x 0 para o Valencia, chegou a ser paralisada por conta de gritos racistas. Tudo começou quando o brasileiro estava driblando e foi atrapalhado por uma segunda bola em campo. Seus companheiros de equipe ficaram indignados com a situação, e a torcida do Valencia começou a hostilizar o Real Madrid.

Vini foi xingado por parte da torcida e apontou para o setor de onde partiam os gritos de “macaco”. O árbitro Ricardo de Burgos paralisou a partida. Revoltado, Vini apontou para um setor da torcida e afirmou que as ofensas vieram dali.

Veja o momento em que o craque apontou para a torcida:

Vinícius Júnior muito revoltado, foi até alguns torcedores do Valência é apontou é disse: “Foi você, foi aquele ali!”

O jogo foi paralisado, mais logo retomou.

Valencia 1⃣ 0⃣ Real Madrid pic.twitter.com/9k1fAaVEFE

— Fut New’s Brasil (@Futnewsbr2023) May 21, 2023

O sistema de som no Estádio Mestalla, em Valência, avisou que a partida estava interrompida por conta do comportamento da torcida.

No final do jogo, uma confusão entre vários jogadores dos dois times paralisou novamente o jogo. O camisa 20 do Real Madrid deu um tapa em um atleta rival após sofrer um mata-leão e recebeu cartão amarelo. A arbitragem usou o VAR no lance e trocou a punição para um cartão vermelho.

Mais um caso grave de racismo contra o Vinicius Júnior.

Dessa vez, ele foi ofendido pela torcida adversária, chegou a levar um mata-leão e ainda foi EXPULSO.

Cada vez mais recorrente, cada vez mais grave. E nenhuma providência é tomada. Uma vergonha.

Forças, Vini Júnior! pic.twitter.com/iqPcnGkF1B

— Amanda Vettorazzo (@Amandavettorazz) May 21, 2023

The post Vini Jr: Lula pede combate ao racismo e critica fascismo dentro de estádios first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil tem 358 mil pessoas em situação de rua, aponta observatório

Um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)...

Confira as escalações oficiais de Cruzeiro x Vitória pela 31ª rodada da Série A

Neste sábado, a partir das 16h, o duelo entre Cruzeiro e Vitória promete agitar a 31ª rodada da Série A. As escalações oficiais...

Zé Marcos vira desfalque contra o Inter após receber terceiro cartão diante do Cruzeiro

O zagueiro Zé Marcos não jogará pelo Vitória na próxima partida após receber o terceiro cartão amarelo na derrota por 3 a 1...