Prefeitura de Mata do São João inaugura Centro para atender estudantes neurodiversos

Publicado:

A prefeitura de Mata de São João inaugurou na noite desta teça-feira (31) o Centro de Atendimento Educacional Especializado Maceli França Oliveira (CAEE). O espaço atenderá mais de 300 alunos da rede municipal com necessidades educacionais especiais. O Prefeito João Gualberto, vereadores, secretários e a comunidade participaram do evento, que aconteceu na sede municipal.

 

O CAEE já está em funcionamento hoje e conta com especialistas capacitados, além de uma estrutura projetada para atender ás necessidades individuais de cada aluno. O novo equipamento oferta às crianças e adolescentes espaços variados que englobam casa de habilidade da vida diária, espaços sensoriais e adaptados para reabilitação, independência e autonomia dos autistas, dentre outros.

 

 

Uma equipe composta por psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados estarão à disposição para oferecer abordagens personalizadas e integradas para cada estudante neurodiverso.

 

 

Também está sendo construído um Centro Especializado em Imbassaí. As obras já estão avançadas, a expectativa é de que seja concluída ainda este ano e o prefeito estima que cerca de 500 crianças e adolescentes passarão a ser atendidas entre Sede e Litoral do município.

 

“Acredito que esse centro será referência no Brasil. Além de uma estrutura completa, temos uma equipe profissional multidisciplinar que vai dar condições de reabilitação e aprendizado a nossas crianças”, expressou o gestor.
“Estamos buscando dar mais dignidade a essas famílias, mudar a vida das pessoas me motiva e essa entrega é a realização do sonho de muitas mães”, completou.

 

O secretário de Educação do município, Alex Carvalhou, destacou o trabalho da sua equipe pedagógica para oferecer as melhores condições aos alunos. “Nós já atendemos as crianças atípicas em nossas escolas, mas esse espaço dedicado a elas será muito importante. Hoje, muitas famílias buscam atendimento fora da cidade, agora essa realidade irá mudar”, disse Alex.

 

A especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Michelle Santana, que também é mãe de uma criança autista. Ela é considerada madrinha do Centro e demonstrou encantamento com o espaço. “aqui não é só um corpo físico de qualidade, temos também um corpo clínico de primeira que irá dar todo suporte aos nossos pequenos”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada Ivana Bastos é internada com quadro de colite e segue em observação na UTI

A deputada Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, foi internada nesta segunda-feira, dia 3, após ser diagnosticada com colite, uma inflamação...

Diretor do Atlético de Alagoinhas comenta expectativa do Carcará para o Baianão 2026: “Uma equipe competitiva”

Durante o Conselho Técnico do Baianão 2026, realizado na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF) nesta segunda-feira (3), o diretor do Atlético...

Defensora Pública-Geral da Bahia destaca ampliação do Júri Popular e avanços em transparência e inovação

Na abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação 2025, realizada na segunda-feira (3) no Fórum Ruy Barbosa, em...