Lula confirma indicação de Zanin para o STF: “Se transformará em um grande ministro”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou a indicação do advogado Cristiano Zanin para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (1º), Lula afirmou que a indicação ocorreu por ele “conhecer as habilidades” de Zanin, e que acredita que o advogado se “transformará em um grande ministro”.

 

“Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”, afirmou Lula em publicação.

 

Veja:

 

Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar.
— Lula (@LulaOficial) June 1, 2023

 

Pela manhã, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia confirmado que o petista faria a indicação de Zanin para ocupar a vaga no STF. A cadeira pertencia a Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano (veja mais aqui).

 

Para se tornar ministro do STF, antes Zanin precisará ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A expectativa, segundo os senadores, é que a sabatina ocorra nas próximas semanas. 

 

Zanin ganhou notoriedade por defender Lula nos processos penais da operação Lava Jato desde 2013. O presidente chegou a ser condenado e preso, mas teve as condenações anuladas pelo STF após recursos assinados pelo advogado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...

CNJ abre apuração sobre decisão do TJMG que absolveu homem de 35 anos acusado de estupro contra menina de 12 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de um Pedido de Providências após um homem de 35 anos ser absolvido, por maioria,...

Piloto de lancha está entre os 6 mortos em acidente do Rio Grande

Divulgação/ CBMMG O piloto da lancha que se envolveu no acidente que deixou seis mortos no Rio Grande está entre as vítimas fatais. Segundo...