Uneb tem recurso negado e terá que pagar R$ 10 mil em danos morais por demora na emissão de diploma

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve decisão proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Jacobina, e ordenou a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) a indenizar uma estudante devido à demora para expedição do diploma. 

 

A Uneb, que teve recurso negado, levou dois anos e meio para emitir e entregar diploma de nível superior a uma estudante do curso de licenciatura em Pedagogia, como consta nos autos. A universitária afirma ter feito o primeiro requerimento no dia 15 de agosto de 2022 e só ter recebido o documento em 14 de março de 2015, após ajuizamento da ação. 

 

Na sentença, proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública em março de 2021 e mantida pela Primeira Câmara Cível, a Uneb foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização por dano moral – valor corrigido monetariamente pelo IPCA desde a sentença até o efetivo pagamento, acrescido de juros de mora de 1% ao mês ao contar da citação. 

 

A estudante alega ter sido aluna do curso de licenciatura em Pedagogia promovido pela Uneb, por meio do programação de formação de professores da educação básica – Plataforma Freira, desde 2010, na cidade de Quixabeira. O curso é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com instituições públicas de educação superior e a participação exige efetiva regência de classe na rede pública de ensino até o final da graduação.

 

Além do diploma, a universitária afirma que a Uneb se omitiu a realizar a colação de grau e a fornecer histórico escolar e certificado de conclusão de curso, “embora requeridos administrativamente repetidas vezes”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turistas aprovam atendimento do Governo do Estado no Carnaval do Pelourinho

Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA O Carnaval do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, foi aberto oficialmente na noite...

Polícia militar prende três homens por violência doméstica em Guanambi, Candiba e Urandi

Agentes da polícia militar através da 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam três homens por crimes relacionados à violência doméstica nesta sexta-feira (20)....

Turista paulista é presa em flagrante por injúria racial em praia de Porto Seguro

Uma turista de 28 anos, natural de São Paulo, foi presa em flagrante na manhã deste sábado (21) pelo crime de injúria racial em...