Governo quer convocar primo de Damares Alves à CPI do MST

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A família de Damares Alves (Republicanos-DF), já implicada pela Polícia Federal, agora será alvo da CPI do MST. Isso porque o primo da senadora, Marcos Bengston, teve a sua convocação solicitada pelas deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Talíria Petrone (Psol-RJ).

Marcos é acusado de torturar e matar José Valmeristo Soares, o Caribé, um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em 2010. Segundo as investigações, dois pistoleiros contratados pelo fazendeiro teriam sequestrado e torturado o militante. Treze anos se passaram e Marcos ainda aguarda a data do júri popular.

O conflito teria relação com o crime de grilagem de terra em Pau D’Arco (PA), mesma cidade em que ocorreu um dos casos mais violentos da disputa de terra no Brasil. A chacina do Pau D’Arco completou 6 anos no final de maio e foi responsável pela morte de 10 trabalhadores sem terra.

O pai de Marcos é o ex-deputado federal Josué Bengtson, tio de Damares Alves e líder da Igreja Evangelho Quadrangular. A Polícia Federal apreendeu na última quinta-feira (1º/6), um avião de Bengtson com 290 quilos de maconha no aeroporto de Belém (PA). Segundo a PF, a droga tem valor de mercado próximo aos R$ 4 milhões.

Sâmia e Talíria justificam o requerimento de convocação de Marcos Bengston por ele ser o administrador da Fazenda Cambará, atualmente denominada de Acampamento Quintino Lira. Segundo o pedido, o fazendeiro teria invadido, em 2022, o assentamento com gado e máquinas destruindo as roças.

A área foi examinada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em 2014 e foi demarcada como um local para a reforma agrária.

O blog tentou entrar em contato com a defesa de Marcos Bengston, mas não teve sucesso. O espaço segue aberto.

A assessoria de Damares Alves foi procurada e ficou de enviar um posicionamento da senadora. O texto será atualizado quando a nota for recebida.

The post Governo quer convocar primo de Damares Alves à CPI do MST first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...