São João sem publicidade é como forró sem sanfona

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

soseve artigo

As festas juninas – Santo Antônio, São João e São Pedro – são eventos tradicionais e muito aguardados, não apenas na Bahia, como em todo o Nordeste do Brasil. 

Além de celebrar as tradições culturais da região, essas festividades também se tornaram uma excelente oportunidade de aquecimento das vendas para os comerciantes locais e marcas com presenças regionais. Somente na Bahia, a previsão é a de movimentar algo em torno de R$ 1,3 bilhão neste ano com os preparativos para as festas do interior. 

Segundo o site São João na Bahia, a prefeitura de Santo Antônio de Jesus está prevendo uma injeção de aproximadamente R$ 30 milhões na economia do município com os festejos juninos. Amargosa projeta a entrada de cerca de R$ 20 milhões na economia local e, segundo o gestor, uma circulação de recursos maior até mesmo que o Natal, outra grande festa celebrada pelo comércio e pelos anunciantes.

Salvador também entra no ritmo do São João e espera cerca de 400 mil pessoas na cidade durante o evento. O governo do estado vai apoiar ainda prefeituras de municípios de diferentes regiões da Bahia, contribuindo para a realização dos festejos, reforçando a estrutura em áreas como saúde e segurança, fundamentais para dar tranquilidade e conforto aos visitantes.

A Fecomércio-BA e a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, projetam crescimento de 4% no mês e faturamento próximo a R$ 2 bilhões para os setores de supermercados e vestuário, os mais demandados para a época. 

E nesse grande arraiá de consumo e de investimentos, a publicidade tem um papel fundamental para criar promoções tão atraentes como os forrós que pipocam nas rádios e nos streamings, e lançar campanhas que façam os consumidores arrastarem os pés de suas casas ou do trabalho para as lojas e centros comerciais, ou até mesmo para a frente do computador.

Plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp permitem que as empresas se conectem diretamente com seu público-alvo, compartilhando conteúdos temáticos, promoções e descontos exclusivos. Ao utilizar estratégias de publicidade tradicional, em conjunto com as redes sociais e o marketing digital, os anunciantes têm a oportunidade de alcançar um número maior de pessoas, aumentar as chances de conversão em vendas e construir relacionamentos com os consumidores mais duradouros que os tradicionais “casamentos na roça”.

Diante desta grande oportunidade que as festas juninas trazem, cabe às agências afinar seus instrumentos e estratégias e colocar a equipe, devidamente ensaiada, para brilhar e fazer tanto sucesso como o trio mais famoso da época: a sanfona, a zabumba e o triângulo.

Um animado e aquecido São João para todos! 

Beto Freitas é redator da Agência Cocada, empresa associada do Sinapro-Bahia
 

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...