Injusta Causa: vaga de desembargador aposentado compulsoriamente será preenchida pelo critério de merecimento

Publicado:

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) publicou no Diário Eletrônico, desta sexta-feira (7), edital para o preenchimento da vaga aberta devido à aposentadoria compulsória do desembargador Washington Gutemberg Pires Ribeiro, um dos alvos da Operação Injusta Causa. A pena foi aplicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em maio, sendo a aposentadoria válida a partir de 26 de junho. 

 

De acordo com o edital, a promoção do juiz ou juíza ao cargo de desembargador será pelo critério de merecimento. Os nomes que disputam a vaga compõem o primeiro quinto de antiguidade dos juízes titulares de Varas do Trabalho. 

 

Integram o primeiro quinto Agenor Calazans da Silva Filho, Tânia Magnani de Abreu Braga, Marcelo Rodrigues Prata, Cristina Maria Oliveira de Azevedo, Paulo Cesar Temporal Soares, Alice Maria Santos Braga, Marco Antônio Mendonça do Nascimento, Viviane Maria Leite de Faria, Lucyenne Amélia de Quadros Veiga, Fernanda Carvalho Azevedo Formighieri, Mirinaide Lima de Santana Carneiro, Sebastião Martins Lopes, Cláudio Kelsch Tourinho Costa, Eliana Maria Sampaio de Carvalho, Angélica de Mello Ferreira, André Luiz Amaral Amorim, Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques e Dilza Crispina Maciel Santos.

 

Os juízes interessados na promoção terão cinco dias para apresentar, exclusivamente, por meio de pedido complementar protocolizado, requerimento dirigido à presidente do TRT-BA, desembargadora Débora Machado e relatório circunstanciado das atividades a que se refere.

 

Washington Gutemberg Pires Ribeiro foi condenado devido à prática de assédio a relatoras de processos judiciais em tramitação no tribunal entre outras condutas que violaram os deveres de independência, imparcialidade e integridade inerentes à magistratura, em esquema que envolvia um advogado, irmão da desembargadora Maria Adna Aguiar do Nascimento e o também desembargador Norberto Frerichs.

 

Ele foi nomeado desembargor do TRT-BA em 2015, quando era juiz titular da 36ª Vara do Trabalho de Salvador. Washington Gutemberg foi promovido na época pelo critério de merecimento, por conta da aposentadoria da desembargadora Sônia França.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa que recebeu R$ 10 bi tem contratos com o DNIT em 25 estados

A LCM Construção e Comércio, atualmente sob investigação na Operação Route 156, destaca-se por seus contratos com o DNIT em 25 estados do...

Ex-nora de Preta Gil, Laura Fernandez faz homenagem emocionante

A modelo Laura Fernandez utilizou as redes sociais para relembrar os momentos especiais que viveu ao lado de Preta Gil, expressando seu amor...

Técnico de internet morre após sofrer descarga elétrica enquanto trabalhava em Salvador

Na manhã deste sábado (2), uma tragédia abalou o bairro de Jardim Cajazeiras, em Salvador. Um técnico de internet sofreu uma descarga elétrica...