Mais de mil imóveis recebem título de regularização fundiária em cidade do extremo oeste da Bahia

Publicado:

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) entregou 1.038 títulos de regularização fundiária, sendo 587 referentes ao programa Reurb-S e 451 ao Reurb-E, além de áreas públicas, a moradores do bairro Santo Antônio, em Barreiras. Com a ação, o loteamento Santo Antônio está 100% regularizado e registrado em cartório. 

 

Os documentos foram entregues em cerimônia realizada na última segunda-feira (17). “Eu queria, neste momento, dizer para essas pessoas que abraçaram a regularização fundiária que elas façam com que isso seja efetivamente algo que não tenha mais volta, porque o que presenciamos nesses eventos é a alegria das pessoas e, sobretudo, isso é uma forma de fazer valer um direito constitucional, que é o direito à moradia digna”, ressaltou o corregedor-geral do TJ-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. 

 

A regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à correção de seus registros informais e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

 

O Reurb-S se caracteriza pela regularização em núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda. Já o Reurb-E é aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados por cidadãos que não se enquadram no Reurb-S. 

 

A oficiala do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Barreiras, Noemia Bispo de Brito destacou os benefícios da regularização. “A importância é imensurável, pois traz para o cidadão um direito que antes ele não tinha. Víamos muitas pessoas procurando o cartório sem o documento, e isso é uma necessidade diária, porque as pessoas se sentem mais seguras, possibilitando o investimento em seu próprio imóvel”, disse. 

 

A entrega dos títulos de Regularização Fundiária foi promovida pela CGJ/TJBA, em parceria com o município de Barreiras. “Depois que nós iniciamos, junto às prefeituras, e demonstramos pros prefeitos que a regularização fundiária é um caminho sem volta, hoje eles assimilaram esse entendimento e estão deslanchando de uma forma bem expressa”, explicou Rotondano.     

 

DADOS

Em setembro de 2022 ocorreu a entrega de 234 títulos no Núcleo Santa Luzia, sendo 209 Reurb-S e 25 Reurb-E. Já o Núcleo Santa Luzia II teve a regularização de 617 títulos Reurb-S. Em maio de 2023, o Núcleo Centro foi contemplado com a entrega de 754 títulos, sendo 680 Reurb-S e 74 Reurb-E.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Tiãozinho”, suspeito de matar pai e filho em Lajedão, morre em confronto com a PM em Medeiros Neto

Um confronto com a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, 6 de outubro, resultou na morte de Sebastião Santos Araújo, 70 anos, conhecido...

STF realiza audiência pública sobre os desafios da “pejotização” no Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), inaugurou uma audiência pública nessa segunda-feira (6) para...

Três pessoas são presas por envolvimento em esquema de venda ilegal de sangue de gatos em SP

Três pessoas foram detidas em Monte Alto, na região de Ribeirão Preto (SP), suspeitas de estarem envolvidas em um esquema ilegal de coleta...