Lula: ‘Com qualidade, classe média vai querer escola pública’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (31/7) que, com um ensino público de qualidade, a classe média vai querer colocar os seus filhos nas escolas públicas. Lula afirmou ainda que o ensino em tempo integral chegou tarde, “certamente porque alguém dizia que custava muito”.

O chefe do Executivo assinou hoje o Programa Escola em Tempo Integral, durante evento no Palácio do Planalto com a presença de ministros e outras autoridades. O programa visa aumentar em um milhão o número de matrículas de tempo integral na rede pública até o final do ano e em três milhões até 2026.

“Quando a escola pública tiver mais qualidade, todos os setores da classe média, que hoje em dia gastam até um terço do seu salário com educação particular, vão querer colocar seus filhos na escola pública”, discursou Lula durante o evento.

“A escola em tempo integral chega atrasada. Certamente porque alguém dizia que custava muito. E assim a gente vai levando a vida, e quem vai sendo jogado para escanteio é o povo mais humilde”, afirmou ainda o presidente. “A educação precisa ser enxergada por todos os prefeitos, governadores e todos nós como o mais importante investimento que pode ser feito em uma cidade, em um estado”, acrescentou.
Lula assinou o projeto ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, a quem elogiou também durante o discurso. “Eu já falei nesse microfone que o [Fernando] Haddad foi o melhor ministro da Educação que eu já tive. Pelo que eu estou vendo, o Haddad precisa se preparar, porque ele pode perder o dote se você conseguir trazer um pouco daquilo que é uma qualidade essencial de um estado como o Ceará, que é a educação”, brincou o presidente.

Logo antes do evento, Lula recebeu em seu gabinete alunos medalhistas na Olimpíada Internacional de Matemática. Citando os alunos, o presidente defendeu que o Brasil precisa valorizar mais os seus gênios e que estuda, junto com Camilo Santana, a criação de uma escola especial de matemática.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A soberania em jogo: a importância da criação de uma liga autônoma e independente no futebol brasileiro

O futebol brasileiro está passando por um período de transformação significativa. O novo calendário para 2026 traz mudanças como a limitação dos campeonatos...

Confira os 12 clubes participantes da 1ª edição da Copa Sul-Sudeste

Com a conclusão da Série A do Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Sudeste já tem definidos seus participantes. A primeira edição do torneio está...

Disney +, Prime Video e mais: as novidades dos streamings para 2026

Os fãs de cultura pop viveram momentos emocionantes na 12ª edição da CCXP, uma feira que celebra o melhor do entretenimento. O evento...