Vereador lança abaixo-assinado pedindo ampliação do horário de circulação de bicicletas no metrô de Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O vereador André Fraga (PV) lançou um abaixo-assinado para que passageiros do metrô de Salvador tenham mais horários disponíveis para embarcar com bicicleta no transporte público. A campanha pede que o embarque seja das 9h às 16h e das 19h às 22h, em dias úteis, e durante todo o período de funcionamento em finais de semana e feriados. A petição pode ser assinada até o dia 24 de setembro (clique aqui para ver). 

 

Atualmente, as bicicletas são permitidas no metrô a partir das 20h, em dias úteis, e a partir das 14h, aos sábados, além de domingos e feriados. “Num modelo de cidade mais sustentável, a bicicleta tem que ser uma prioridade e não ficar restrita aos períodos de menor circulação de passageiros no metrô. Por isso, vamos lutar para que haja o aumento na integração entre esses dois modais”, argumenta o vereador.

 

Segundo Fraga, a medida é inspirada no que foi feito em outras cidades do Brasil e do mundo, como Amsterdã, Londres, Madrid, São Paulo e Porto Alegre. Esse último município já permite embarque com bicicletas, em dias úteis, das 9h às 16h e das 19h às 22h, como requerido para Salvador.

 

“A bicicleta é um veículo não poluente, já que não emite gases de efeito estufa; promove um estilo de vida ativo; ajuda a combater o sedentarismo; melhora a saúde física e mental dos indivíduos; e diminui a incidência de congestionamentos, já que praticamente não ocupa espaço nas vias de circulação. Mas para investir nesse modal, precisamos de um esforço conjunto e queremos que a CCR Metrô Bahia se engaje na causa”, disse André Fraga. 

 

De acordo com o levantamento da ONG Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), o setor de transportes é responsável por 74% dos gases de efeito estufa que são emitidos em Salvador. Isso o torna o setor que mais contribui com as mudanças climáticas na capital baiana. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto “Cortando Chão”, de Natanzinho Lima, deve ter edição em Salvador em 2026

Meta descrição: Natanzinho Lima apresenta Cortando Chão no Festival Virada Salvador, destacando um projeto musical gratuito que homenageia caminhoneiros, com planos para um...

VÍDEO: Natanzinho Lima anima o público com remelexo e interação com criança no Festival Virada

Terceira atração da noite no Festival Virada Salvador, Natanzinho Lima levou o público da Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio,...

Pais de jovem atropelado pela namorada não conseguem cuidar do funeral

Um caso de homicídio doloso duplamente qualificado está em investigação na zona sul de São Paulo. Raphael Canuto Costa, 21, e Joyce Correa...