Governo Zema envia proposta de privatização de empresas públicas para ALMG

Publicado:

O governador Romeu Zema (Novo) enviou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (21/8), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que “agiliza” o processo de privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia de Energia Elétrica (Cemig) e de outras empresas públicas. 
 
Atualmente uma emenda à Constituição Mineira, aprovada em 2001 durante o governo Itamar Franco e ainda em vigor, determina que a privatização de toda empresa estatal tem que ter o aval da população, por meio de um referendo público, e de 2/3 dos deputados estaduais. Segundo apurou a reportagem, a PEC vai acabar com o referendo e reduzir de 46 para 39 os votos necessários para vender as estatais.
 
Por meio de nota enviada à imprensa, o governo afirma que a proposta agiliza o “processo de desestatização de empresas públicas” e que o objetivo é “uma administração mais eficiente em companhias que representam melhorias na prestação de serviços aos mineiros”.
 
Leia: Em BH, Dino anuncia verba para segurança pública em MG sem presença de Zema 
 
O teor da proposta não foi divulgado pelo governo e nem pela Assembleia. A PEC ainda não foi publicada nem numerada pelo Legislativo, pois é necessário que a proposta seja lida primeiro no plenário para conhecimento dos deputados. Depois, ela é publicada no Diário Oficial do Poder e recebe o número de tramitação.
 
Leia: Zema compartilha frase de Olavo de Carvalho, o guru bolsonarista 
O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), disse no Twitter que a PEC “visa retirar da Constituição Mineira a obrigatoriedade de ouvir a população sobre privatização de estatais como Cemig e Copasa”. 
 
Leia: Desgaste de Jair Bolsonaro fortalece Zema e Tarcísio 
 
“Minas Gerais precisa avançar, se modernizar e se tornar ainda mais competitiva, mas nada será feito às pressas. Os mineiros merecem que esta decisão seja tomada com muito diálogo, responsabilidade e cuidado com o que é patrimônio da pópulação”, afirmou ainda. 
 
A reportagem solicitou ao governo informações sobre o projeto, mas os questionamentos ainda não foram respondidos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo: substância dos “cogumelos mágicos” pode atrasar envelhecimento

Um estudo inovador da Universidade Emory, nos Estados Unidos, traz à luz evidências promissoras sobre os efeitos da psilocina, um composto psicodélico presente...

Post da Nasa faz crescer interesse em região de Caldas Novas. Entenda

No dia 16 de junho, um post surpreendente da Nasa nas redes sociais acendeu a curiosidade de brasileiros e estrangeiros sobre a Serra...

Criticado por Zema, Eduardo reage: “Turminha da elite financeira”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não deixou por menos e respondeu com ironia às afirmações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema...