STF autoriza silêncio de ex-comandante da PMDF na CPMI do 8 de Janeiro

Publicado:

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (28/8), que coronel Fábio Augusto, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), poderá ficar em silêncio durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Fábio Augusto era responsável pela PMDF durante os ataques golpistas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A decisão foi motivada por um habeas corpus preventivo protocolado pela defesa do ex-comandante da PMDF no Supremo. Zanin também garantiu que Fábio Augusto poderá ser acompanhado por seu advogado durante a oitiva.

Investigação Em janeiro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão do coronel Fábio Augusto por possível omissão na segurança da capital federal durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O militar estava preso no 1° Regimento de Polícia Montada, em Taguatinga, e foi solto em fevereiro.

PGR denuncia e pede prisão do atual comandante da PMDF e de mais 6 oficiais da cúpula por 8/1

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o coronel da Polícia Militar do DF ao STF. O militar é acusado dos crimes de delitos de ebulição violenta do Estado Demorato de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF abriu 20 apurações contra pessoas com foro privilegiado em 2025

Em 2025, a Polícia Federal (PF) já abriu 20 inquéritos contra autoridades com foro privilegiado, o que representa cerca de 25% do total...

Morte no lixão e lesões graves: DF tem 1 acidente de trabalho por hora

Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, refletimos sobre uma realidade alarmante: a cada hora, um...

Onze pessoas são esfaqueadas em supermercado nos Estados Unidos

Em uma tarde trágica, onze pessoas se tornaram vítimas de um ataque violento em um supermercado Walmart localizado em Traverse City, Michigan. O...