Postura de Zema com Lula é ‘politicamente equivocada’, diz Gleisi Hoffmann

Publicado:

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a postura com que o governador Romeu Zema (Novo) tem tratado a relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mineiro tem se esquivado de encontros com os ministros da gestão petista e com o próprio chefe do Palácio do Planalto, mas já o convidou para visitar o estado.

Durante o evento que lançou o deputado federal Rogério Correia (PT) como pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Gleisi afirmou que a postura é “equivocada politicamente”. “Eu acho que o governador tem deixado claro que não quer ter essa relação. Não faz nenhum gesto de amistosidade para ter essa relação”, disse.
A petista ainda afirma que, apesar da relação difícil, o presidente não faltará com Minas Gerais. “O presidente Lula tem relação com Minas Gerais, jamais faltará com o povo mineiro. Seus programas e projetos chegarão até a população independente da postura do governador, que, ao meu ver, é equivocada politicamente”, completou.
Desde que assumiu o Executivo nacional, Lula se encontrou com Zema em apenas uma oportunidade, quando o presidente se reuniu os governadores em janeiro para ouvir as pautas de cada estado. Em outras oportunidades, o Governo Estadual tem mandado representantes de segundo escalão, como secretários adjuntos.
Em agosto, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), cumpriram agenda em Belo Horizonte, mas Zema não compareceu mesmo com o compromisso marcado na agenda oficial.
Os ministros minimizaram a ausência, afirmando que a orientação de Lula é tratar todos os estados da mesma maneira. Ainda no mesmo mês, o governador também faltou ao evento de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde o presidente convidou todos os chefes estaduais – Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) também não compareceu.
Por outro lado, Zema tem se encontrado com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em outras ocasiões. Os dois estiveram juntos, por exemplo, na exportação do primeiro lote de lítio para a China e na entrega de 30 veículos do programa de renovação da frota no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas. Na última ocasião, o governador afirmou que Lula é “muito bem-vindo”.
“Convido o presidente Lula para estar presente aqui. Vamos completar um ano da instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) e em breve iniciaremos as obras do metrô na capital, então o presidente Lula será muito bem-vindo ao nosso estado, para presenciar o desenvolvimento que está acontecendo”, disse Zema.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasília Kart Series agita o Kartódromo Ayrton Senna; confira

O Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, foi palco de uma intensa disputa durante a 8ª etapa da Brasília Kart Series (BKS) neste domingo,...

Falta menos de um mês para o Enem. Confira etapas e não perca datas

A contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 começou. Menos de um mês separa os estudantes...

Veja ação que desmontou arena de rinha de galo e prendeu 24 pessoas

Uma operação policial realizada neste sábado, 11 de outubro, resultou na interrupção de um evento clandestino de rinha de galo em um sítio...