Após apelo de Tarcísio, Alesp aprova aumento de taxas judiciárias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – Uma semana após travar a votação por falta de quórum, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o aumento das taxas judiciárias em 50% no estado nesta terça-feira (5/9). Foram 51 votos a favor e 28 contra.

O resultado, tido como uma vitória do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), ocorreu no dia seguinte a um jantar do governador com deputados da base governista no Palácio dos Bandeirantes.

Membros da OAB se manifestam contra aumento de taxas judiciárias Diversas entidades e organizações, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) foram contrárias ao projeto, apontado como excludente para a maior parte da população acessar o Judiciário. Membros da OAB lotaram o plenário da Casa, vaiaram o resultado e gritaram “vergonha” ao fim da votação.

Embora o projeto de lei seja de autoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a gestão Tarcísio abraçou a pauta para si e mobilizou o líder do governo, Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), para trabalhar pela aprovação do projeto.

Aumento de 50% das taxas A proposta prevê ampliar o valor das custas processuais, taxas pagas antes dos processos se iniciarem na Justiça, de 1% para 1,5%. O TJSP calcula um aumento de R$ 400 milhões na arrecadação com a mudança.

A pauta vinha sendo adiada há três meses na Assembleia, sendo obstruída pela oposição e por alguns deputados da base do governo desde o mês de junho.

Para que um projeto de lei seja aprovado, é necessário que ao menos 48 dos 94 deputados registrem seus votos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Acidente envolvendo trens de alta velocidade deixa ao menos sete mortos e 100 feridos na Espanha

Ao menos sete pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas após dois trens de alta velocidade descarrilharem em Adamuz, próximo de Córdoba, na...

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...