Alckmin vai ao RS seis dias após a maior tragédia climática do Estado

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve chegar neste domingo, 10, ao Rio Grande do Sul, quase uma semana após a passagem de um ciclone extratropical que causou a maior tragédia climática do Estado. Desde a noite de segunda-feira, 4, foram registradas 41 mortes, 43 pessoas feridas, 46 desaparecidas e 10 mil desalojadas.

Alckmin irá visitar as cidades de Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio. Ele ocupa a presidência da República enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na Índia para assumir a presidência do G-20, grupo das maiores economias do mundo, em reunião do bloco.

Lula tem sido criticado por alguns aliados e pela oposição por não ter visitado a área da tragédia antes de viajar. Na quinta-feira, 7, ele participou em Brasília das comemorações do Dia da Independência, gravou um vídeo comendo jabuticaba do pé e embarcou para a Índia.

Uma das críticas veio do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS), que, em sua rede social, diz ter ouvido de moradores que a ausência de Lula era motivo de tristeza. “Sim, Lula errou”, escreveu.

No Carnaval deste ano, Lula interrompeu a folga para acompanhar operações de resgate no litoral norte de São Paulo, atingido por fortes chuvas que deixaram mais de 60 mortos.

A agenda de Lula na Índia começa neste sábado, 9, e seu retorno está previsto para segunda-feira.

Na sexta, 8, dia em que novas chuvas atingiram o Estado, Lula escreveu em uma rede social: “Estamos atuando em todas as frentes. Maquinário, tratores, distribuição de 20 mil cesta de alimentos e kits de saúde para cerca de 15 mil pessoas estão sendo disponibilizados. Além disso, o valor de R$ 800 por pessoa será disponibilizado às prefeituras para remediar os danos causados pelas fortes chuvas.”

Dançando

Ontem, também, as críticas se intensificara após um post da primeira-dama Janja Lula da Silva. Ela publicou e apagou instantes depois um vídeo em que dizia “me segura, que eu já vou sair dançando” ao desembarcar na Índia.

Ela já havia sido alvo por outra publicação. “Decolando para a Índia, 20hs de voo. Vou ter muito tempo para tuitar rsrs.”

Um dos que criticou a primeira-dama diretamente no perfil dela foi o deputado federal André Fernandes (PL-CE). “39 mortos no RS e a prioridade de vocês é fazer viagem internacional e ficar 20hrs tuitando? As vítimas podem esperar, né?!”, disse ele, que é investigado por incitar os ataques em 8 de Janeiro.

Questionado sobre a ausência de Lula, Alckmin disse que o presidente teve uma indisposição de saúde na quarta e, na quinta, compareceu às solenidades do Sete de Setembro. Segundo ele, as Forças Armadas cederam 450 militares, oito helicópteros e enviaram botes pedidos pelo Estado para ajudar no trabalho na região.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia Também: Passo a passo de delação como a de Cid tem busca de provas e negociação de pena

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tata Werneck desmente boatos sobre crise no relacionamento com Rafael Vitti

Ela e ator estão juntos desde 2017 e juntos são pais da pequena Clara Maria, de 4 anos Reprodução/Instagram/@tatawerneck Casal está junto desde 2017 A atriz e humorista Tata Werneck, de 40 anos, desmentiu os boatos de que seu relacionamento com Rafael Vitti, de 28 anos, estaria em crise. Em resposta a um seguidor, Tata

Lula almoça no Alvorada com ministros ligados à reconstrução do Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou sete ministros neste sábado 18, para um almoço no Palácio da Alvorada. O encontro reuniu os titulares das pastas de áreas diretamente ligadas ao enfrentamento da devastação no Rio Grande do Sul, como Paulo Pimenta (Secretaria de Reconstrução do Estado), Fernando Haddad (Fazenda), Waldez Góes (Integração)

Virada Cultural 2024 começa com atraso e forte esquema de segurança

O show de Léo Santana abriu oficialmente a programação do palco principal do evento no Anhangabaú, no centro de São Paulo, com atraso de 1h10; policiamento visa inibir arrastões e roubos de celulares FELIPE MARQUES/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O cantor Leo Santana se apresentou na abertura da Virada Cultural 2024, no palco Arena Anhangabaú, no início