Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA acompanha advogados alvos da PF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os três advogados alvos da Operação Patrono, desdobramento da Operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (14) estão sendo acompanhados pela Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). 

 

Em nota, a OAB-BA afirma ter tomado algumas medidas em relação à força-tarefa, que investiga esquema de venda de sentenças de desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no oeste do estado, envolvendo magistrados e advogados. 

 

Conforme a seccional, o Tribunal de Ética e Disciplina adotará todas as medidas cabíveis para “apuração rigorosa” de eventuais condutas incompatíveis com a advocacia dos profissionais alvos da investigação. Entre os investigados está o ex-juiz eleitoral Rui Barata Filho. 

 

A  OAB-BA vai requerer cópia dos autos e acompanhará o processo, “pois é direito da advocacia e de toda comunidade jurídica ter conhecimento de todos os fatos apurados”. 

 

A diretoria da seccional baiana diz, ainda, considerar “indispensável uma apuração profunda e rápida das condutas apontadas” e sempre defender a presunção de inocência, “motivo pelo qual não fará qualquer juízo acerca da culpabilidade de quem quer que seja, até a conclusão das investigações”

 

“Por fim, a Ordem acredita que operações contra a suposta venda de decisões judiciais são fundamentais para combater a corrupção e manter o Judiciário na sua missão de garantir os direitos do cidadão e a paz social por meio da solução célere, transparente e ética dos conflitos”, sinaliza a entidade em nota.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BH: médico é preso após estuprar jovem em consulta e pedir “rapidinha”

Um médico, de 31 anos, foi preso na noite dessa quarta-feira (11/2) após estuprar uma jovem, de 18, durante uma consulta em uma clínica...

Quem era a atiradora responsável por ataque com nove mortes no Canadá

Resumo: tiroteio em escola no Canadá deixa nove mortos e polícia investiga as motivações A atiradora responsável pela tragédia em uma escola da cidade...

Dois homens são presos pela Polícia Civil durante apreensão de carga de pimenta em Eunápolis

A Polícia Civil prendeu em flagrante dois homens por furto qualificado após apreender cerca de 108 quilos de pimenta sem comprovação de origem...