PF prende hacker acusado de invadir sistema do TRF3

Publicado:

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã deste domingo (17) uma pessoa acusada de ser a responsável pela invasão hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), localizada em São Paulo. De acordo com a PF, o homem foi preso em Campo Grande (MS), onde estava foragido desde 2021. 

 

O nome do hacker já constava da lista de Difusão Vermelha da Interpol, instrumento de cooperação da polícia internacional que auxilia a localizar pessoas procuradas para extradição.O ataque cibernético ao sistema do TRF3 efetuado pelo acusado, ocorreu em janeiro de 2021. A PF informou que,neste caso, o criminoso tinha o objetivo de alterar documentos eletrônicos de assinatura de agentes públicos para a obtenção de vantagens pessoais. 

 

Após ter invadido o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker ainda falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos que tramitavam no TRF3 e nos quais ele era réu.A investigação se iniciou quando dois magistrados observaram alterações em documentos, com uso fraudulento de suas assinaturas digitais. O hacker teria alterado documentos de ao menos oito processos. 

 

O nome do hacker não foi revelado pela PF. No entanto, a PF contou que ele foi condenado a uma pena de 9 anos de prisão pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público. A sentença condenatória foi expedida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em dezembro de 2021.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conselho Pleno define nomes que concorrerão à lista sêxtupla para vaga de desembargador do TRT-BA

O Conselho Pleno da OAB-BA anunciou, na última sexta-feira (22), a lista com os 11 candidatos que vão à votação da advocacia para...

MP-BA emite recomendação contra projeto de criação e abate de jumentos em Amargosa

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação ao município de Amargosa, alertando sobre os riscos ambientais, sanitários e de maus-tratos animais...

MP-BA recomenda que fundação garanta licença-maternidade para mulheres trans

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação à Fundação Luiz Eduardo Magalhães para reconhecer o...