Calor bate novo recorde e termômetros de SP registram até 35,7ºC

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – A capital paulista bateu novo recorde de calor neste sábado (23/9), o primeiro dia da primavera, com 34,8°C, no Mirante de Santana, às 18h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já os termômetros da Prefeitura chegaram a marcar 35,7°C.

Neste ano, o recorde havia sido registrado no dia anterior, quando a mesma estação marcou 34,7°C às 14h.

Por sua vez, os termômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, chegou a marcar temperaturas máximas ainda maiores.

Segundo o órgão, a máxima registrada foi de 35,7°C na região de Perus, zona norte da capital. Em seguida, aparecem os bairros da Freguesia do Ó (35,6ºC) e Pinheiros (35,1ºC). A temperatura média na cidade ficou em 33,2°C.

Atenção Para amanhã, o CGE afirma que a expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil mantém o estado de atenção para altas temperaturas, decretado às 18h do dia 21 de setembro.

De acordo com o Inmet, o inverno de São Paulo em 2023 entra para a história como o mais quente de todos os tempos. A média das temperaturas máximas foi de 29,5°C – normalmente, essa média é de 23,6°C, considerando a série histórica. No ano passado, a média das máximas foi de 24,7° C.

Dados da Secretaria da Saúde mostram, ainda, que o estado de São Paulo já registrou cinco mortes neste ano relacionadas ao calor. O número de atendimentos ambulatoriais e internações por causa das altas temperaturas também é o dobro do registrado em 2022.

Vários sintomas podem representar sinais de desidratação e excesso de temperatura corporal. Entre eles, estão sonolência, letargia, fraqueza, náusea, vômito, convulsões e dor de cabeça persistente a analgésicos. Crianças pequenas também podem apresentar uma leve depressão na região da moleira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fachin diz que Brasil tem deveres históricos e cobra Judiciário firme e independente em 2026

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, afirmou, nesta quarta-feira (31), que o Brasil ainda enfrenta “graves deveres históricos” e que o Judiciário...

Morre Oscar Maroni, empresário “da noite”, aos 74 anos

O empresário Oscar Maroni, proprietário da casa noturna Bahamas Club e uma das referências da noite paulistana, morreu nesta quarta-feira (31), aos 74...

Jovem morre dias antes do Natal ao confundir sinais de tumor com gripe

Jovem britânico morre aos 26 anos após batalha contra tumor cerebral agressivo Quando passou a ter tonturas e coriza em meados de 2022, o...