Adolfo Menezes visita Cardeal D. Sergio da Rocha e pede “participação da Igreja no combate à violência”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA0, deputado Adolfo Menezes, acompanhado de sua esposa Denise Menezes, visitou, nesta segunda-feira (25), o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal D. Sérgio da Rocha.

 

“Foi um encontro de natureza espiritual, agradabilíssimo, e muito importante nestes tempos em que precisamos de paz. A Igreja Católica é muito relevante na Bahia e deve participar, junto com outras religiões, deste mutirão contra a violência, em que toda a sociedade baiana deve participar. Vossa Eminência não só se mostrou disposto a integrar essa ampla frente em defesa da vida e da paz, como já possui cerca de 60 iniciativas de cunho social, só em Salvador, para minorar o problema. Não iremos resolver a questão da violência no Brasil, e particularmente na Bahia, sem a união de todos”, declarou Menezes ao sair do encontro na Residência Episcopal, na Federação.

 

Por seu turno, o Cardeal D. Sérgio disse que o encontro com o chefe do Legislativo estadual já deveria ter ocorrido antes e que a Igreja Católica está pronta para cooperar com o Executivo, com o Legislativo e o Judiciário nesta cruzada pela paz na Bahia e no Brasil.  “Primeiro foi a pandemia que atrapalhou a nossa agenda, cheguei aqui no auge da doença, depois, foi a falta de coincidência entre as nossas agendas, já que o presidente da AL-BA também não para. Finalmente nos encontramos, e quero afirmar que vamos marchar juntos pela paz, seja em atos públicos ecumênicos, seja através de ações sociais, que já realizamos, tanto na Assembleia, como na nossa Arquidiocese”, disse D. Sérgio, que embarca para o Vaticano, depois de amanhã, para o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco.

 

D. Sérgio da Rocha integra o Conselho de Cardeais, conhecido como C9, nomeado, em março deste ano, pelo Papa Francisco. É o único clérigo da América Latina no colegiado de nove cardeais, que tem ainda representantes de Roma, do Vaticano, de Kinshasa, de Mumbai, de Boston, de Barcelona, de Québec e de Luxemburgo. O Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com a tarefa de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana.

 

Sobre a possibilidade de ser o próximo Chefe da Igreja Católica na sucessão papal, D. Sérgio disse que não existe campanha, mas que acha muito difícil um nome da América Latina herdar o trono de São Pedro. Mas, brincou: “Quem sabe com a assessoria do presidente Adolfo Menezes, que entende bem de colegiado e que teve 62 votos na Assembleia, de 63 possíveis?”, brincou o Arcebispo Primaz do Brasil.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça bloqueia bens de ex-prefeito de Palmeiras por fraude no carnaval de 2009

Meta descrição: Justiça determina a indisponibilidade de bens de Marcos Teles, ex-prefeito de Palmeiras, e de Vanderlei de Jesus, empresário, no valor de...

Mulher é presa suspeita de lavar R$ 500 mil em seis meses no Médio Rio de Contas; entenda

Em uma ação para desarticular a estrutura econômica do crime organizado no sul da Bahia, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial...

Produtores de cacau interditam pista no Baixo Sul em protesto contra queda de preço

Protesto de cacauicultores fecha trecho da BR-101 em Presidente Tancredo Neves. Na manhã desta quarta-feira (11), produtores interditaram parte da BR-101, no Baixo...