Teixeira de Freitas: Justiça concede liminar e suspende lei que prevê aumento de impostos no município

Publicado:

A lei que previa o aumento de imposto no município de Teixeira de Freitas foi suspensa na quarta-feira (4) após decisão, em caráter liminar, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O projeto foi apresentado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara da cidade no último dia 12. A proposta, já convertida em lei, eleva a carga tributária para vários setores do município e, em alguns casos, o crescimento chega a 100%, de acordo com entidades que representam o setor produtivo da cidade. 

Na decisão, o juiz Roney Jorge Cunha Moreira determinou os efeitos da lei e que o município se abstenha de aplicar a legislação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A ação foi movida pelo vereador Lucas Bocão, que argumentou vício procedimental de legalidade no processo de votação. O vereador argumenta que fez um pedido de vistas, negado pela presidência da Casa. 

Nos autos, Lucas Bocão disse que, “tão logo foi anunciado pela autoridade coatora o início da votação do Projeto de Lei de nº 18/2023, apresentou, com base no regimento interno da Casa Legislativa, pedido de vistas”. “No entanto, o Presidente da mesa (Uivanthê Brito Andrade) condicionou o pedido de vista”, diz a peça. 

O vereador diz que a medida “se afigura manifestamente abusiva e ilegal, uma vez que, atentatória a inegociável prerrogativa constitucional de fiscalização e controle daquele que exercer a função de vereador, garantida, inclusive, pelo Regimento Interno da Casa de Leis, em grave violação a Direito Líquido e Certo do vereador  impetrante”. 

Na decisão, o juiz ressaltou “que um projeto dessa magnitude, deve ser analisado de forma mais profunda, sem açodamento, por conseguinte mais discutido e analisado, não somente pelos edis, mas também pela sociedade organizada deste município, o que quer dizer, as entidades de classe, uma vez que o aludido projeto tem consequências de ordem financeira e econômica aos munícipes de um modo geral”.

“O Impetrante, além de vereador, portanto, com a atribuição de também fiscalizar atos do executivo e analisar projetos de Lei e outras manifestações do poder executivo, prerrogativa asseguradas pela Constituição Federal, faz parte da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Econômico, Industrial, Comercial, Agropecuário, Ambiental e Ciência e Tecnologia, e como tal, tem o sagrado direito de analisar com o tempo necessário o Projeto de Lei desta magnitude, que produz efeitos e consequências impactantes a todos os viventes deste município”, acrescentou o magistrado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por estupro de enteada com deficiência intelectual em festa em Ribeira do Pombal

Um homem de 38 anos foi detido na madrugada de sábado, dia 12, durante uma festa em Ribeira do Pombal, no nordeste da...

Homem com três mandados de prisão é detido em Santo Antônio de Jesus

Um homem de 23 anos foi preso neste domingo em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A prisão ocorreu durante uma operação...

Jovem de 18 anos é executado dentro de casa em Ipiaú; duas mulheres foram baleadas

Na noite deste sábado (11), um jovem de 18 anos, identificado como Carlos César Andrade, conhecido como "Kinho", foi morto a...