Seminário Plano Safra 2023/2024 reúne centenas de pessoas na Câmara Municipal de Vereadores de Prado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais de 300 homens e mulheres (pequenos produtores e integrantes de associações e comunidades rurais do município de Prado) participaram nesta quarta-feira, dia 04 de outubro, do seminário Plano Safra 2023/2024 e geração de energia solar (FNE/SOL), no evento realizado no plenário da Câmara de Vereadores do Prado.

IMG 7024 scaled
Mais de 300 pequenos produtores rurais participaram do seminário plano safra 2023/2024

O seminário aconteceu numa parceria entre a Câmara de Vereadores de Prado, a Prefeitura de Prado e várias instituições bancárias (Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicoob).

A pauta tratou do incentivo do governo com o financiamento da agricultura e pecuária do Brasil, propondo redução de 0,5 ponto percentual na taxa de juros de custeio para os produtores que adotarem práticas de produção consideradas sustentáveis, incluindo uso de energia renovável na avicultura. Com esse dinheiro será possível financiar a instalação de sistemas de geração limpa, incluindo usinas de energia solar fotovoltaica, além de outras práticas que envolvem produção sustentável e baixa emissão de gases causadores do efeito estufa.

O acesso ao Plano Safra 2023/2024 ocorre por meio de linhas de crédito rural em programas específicos, com prazos e juros. Para ter acesso, é necessário buscar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a realizar esse tipo de operação.

De acordo com Nacelmo Oliva (Gerente do Banco do Nordeste em Itamaraju) “o objetivo do seminário foi tratar do crédito de 364,22 bilhões disponíveis para o homem e a mulher do campo, através do Plano Safra 2023/2024. Uma oportunidade para esclarecer dúvidas e explicar os procedimentos à essa linha de crédito destinada ao agronegócio”, disse.

Segundo o Chefe da Ceplac no extremo sul, Geffeson Suassuna, “além da agropecuária, também podem ser financiadas a implantação de agricultura orgânica, recomposição de áreas de preservação permanente ou de reserva legal, a produção de bioinsumos e de biofertilizantes”, destacou.

O encontro contou com presenças de Gilvan Produções (Prefeito do Prado), Odilei Matos (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores do Prado), Luciana da Lookgás, Professor Boloca e Dr. Wanderson (vereadores em Prado), Lenilson Felipe (Secretário Municipal de Agricultra e interino em Obras e Serviços Urbanos), Jamaica Reis (coordenadora técnica da Bahiater), Uelton Pires (integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), Jessé Almeida (gerente da agência Caixa/Prado), Nacelmo Oliva (gerente do Banco do Nordeste/Itamaraju), Lúcia de Fátima (gerente da agência Sicoob/Prado), Geffesson Suassuna (Chefe regional da Ceplac), Mário Júnior (ADAB/Extremo Sul), dentre outros nomes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...