“Momento de paz em Brasília”, diz Ibaneis sobre Dia de Nossa Senhora

Publicado:

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da celebração religiosa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12/10), na Esplanada dos Ministérios. Acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha, e do filho caçula, Mateus, o chefe do Executivo local afirmou que a data representa “um momento de paz em Brasília”.

A missa da qual Ibaneis participou começou às 17h. Além dele, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e a segunda-dama, Lu Alckmin, compareceram à cerimônia.

O governador considerou a celebração “muito bonita” e em uma fase “muito importante”, no qual ocorrem”, ao menos, duas grandes guerras” no mundo. Ibaneis se referiu ao conflito no Oriente Médio, entre Israel e a Palestina, e ao confronto entre Rússia e Ucrânia, na Europa. “Com fé em Deus, teremos muita paz neste mundo. É do que precisamos”, completou.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também comentou sobre o tema: “[É um dia para] pedir saúde e bênção, para nossa população e para as vítimas de tantas guerras”. Também participaram o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, e  o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Celebração tradicional Milhares de fiéis compareceram à Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios. Até o início da missa, a organização do evento havia contabilizado 90 mil presentes, com expectativa de público total de 100 mil pessoas.

Líderes religiosos consagraram 35 mil hóstias na cerimônia, que contou com 200 padres e 50 diáconos e começou às 9h desta quinta-feira (12/10). Moradores do Distrito Federal, do Entorno  e de outras partes do país acompanharam a missa.

A professora Vanusa Barbosa, 33 anos, aproveitou a ocasião para agradecer à santa homenageada. “Quando minha filha tinha 3 meses de idade, ela precisava de um leito em unidade de terapia intensiva urgentemente, mas não havia vaga em hospital algum”, contou a moradora de Formosa (GO).

Após uma corrente de oração dedicada a Nossa Senhora Aparecida, há cerca de quatro anos, ela conseguiu o leito para a filha, segundo relatou. “Em 30 minutos, havia três vagas; e, em oito dias, minha filha recebeu alta e voltou para casa bem”, detalhou Vanusa.

Pedido de união Durante a homilia, momento da missa em que o padre comenta uma passagem do Evangelho da Bíblia, o cardeal Raymundo Damasceno Assis, focou em mensagens de união. “Que Nossa Senhora nos ajude a construir justiça, paz e solidariedade e proteja o Brasil”, reforçou o arcebispo emérito de Aparecida (SP).

A missa da data é tradicionalmente celebrada pelo Arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa. Neste ano, porém, o líder religioso foi convocado pelo Papa Francisco a participar do Sínodo Ordinário dos Bispos, no Vaticano, durante todo o mês.

No fim da missa, os fiéis iniciaram uma procissão, com velas em mãos, enquanto acompanhavam o papamóvel que transportou uma imagem de Nossa Senhora pela Esplanada dos Ministérios. O veículo foi o mesmo usado pelo Papa João Paulo II, em visita a Brasília, em 1980.

Para professora Neide Freire, 38, essa é uma data importante para os católicos. “É para renovar a fé. Um dia inteiro dedicado a Nossa Senhora”, completou a moradora de Ceilândia.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernanda Paes Leme sobre rompimento com Ewbank: “Não tem mágoa”

Recentemente, Fernanda Paes Leme compartilhou suas reflexões sobre o término de sua amizade com Giovanna Ewbank, durante uma visita ao teatro em São...

Escritores indígenas alertam para crise climática e cobram mudanças estruturais no consumo e produção

Na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rio de Janeiro, ocorreu um diálogo revelador entre os escritores indígenas Daniel Munduruku e...

Corredores fazem ato no Farol da Barra em protesto após acidente causado por filho de vereadora

Na manhã deste domingo (17), às 8h, corredores se reunirão no Farol da Barra em um ato de solidariedade e clamor por justiça....