Loja de móveis firma acordo com MPT após assédio eleitoral com empregados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) assinou nesta segunda-feira (16/10) um acordo com uma loja de móveis de Lavras, no Sul de Minas, que praticou assédio eleitoral com seus funcionários durante a eleição de 2022. A medida é uma tentativa do órgão de coibir esse tipo de prática.
Na véspera do primeiro turno do pleito presidencial, uma das sócias enviou áudios e mensagens aos empregados tentando convencê-los a votar no candidato que ela julgava melhor para o cargo.
O acordo prevê que a empresa pague R$ 40 mil em danos morais coletivos, divididos em 15 parcelas, e assumiu compromissos que garantam a liberdade político-partidária dos trabalhadores, sob pena de ser multada em R$ 30 mil.
“As provas apresentadas demonstram a prática de assédio eleitoral no âmbito da relação de trabalho, com pedido de voto para o candidato de preferência do empregador, em clara tentativa de interferência no exercício de sufrágio e violação de liberdades individuais dos trabalhadores, como a liberdade de opinião, de expressão e orientação política”, afirmou a procuradora do MPT, Letícia Moura Passos Soares, nos autos do processo.
 
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, recebeu do Ministério Público do Trabalho um documento que apontava que foram recebidas 3,2 mil denúncias de assédio eleitoral em todo Brasil. 
 
Entre o primeiro e o segundo turnos das eleições de 2022, o MPT divulgou um estudo que indicava Minas Gerais na liderança das denúncias de assédio eleitoral. 
  • Justiça confirma condenação a frigoríficos mineiros por assédio eleitoral
Minas Gerais liderou com larga folga o número os casos de assédio, até o dia 7 de novembro, com 607 denúncias contra 433 empresas ou proprietários. Na sequência, os estados com maiores reclamações foram São Paulo, com 315 contra 258 empresas, e Paraná, com 311 denúncias contra 223 empregadores. 

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médico e ex-secretário de saúde, Jorge Solla elogia MEC e afirma que OAB da Medicina “não é a solução”

Médico e deputado baiano Jorge Solla elogiou o MEC pela realização do Enamed e afirmou que a pressão pela criação da “OAB da...

Príncipe Harry rebate críticas de Donald Trump sobre o Afeganistão

O presidente dos EUA, Donald Trump, provocou controvérsia ao dizer, em entrevista à Fox News, que membros da OTAN teriam ficado “um pouco...

Corre por minutos e se cansa? Entenda os motivos e como melhorar

Para entregar o resumo fiel com todas as exigências de SEO e formatação, preciso do texto original completo. Com apenas o título fornecido...