Ministra Anielle Franco se reúne com quilombolas em BH

Publicado:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou nesta terça-feira (24/10), em Belo Horizonte, de uma roda de conversa com seis quilombolas. O encontro faz parte da 12ª Edição do Festival de Arte Negra (FAN-BH) e foi realizado no Quilombola Souza, no bairro Santa Tereza, na Região Leste da capital mineira.
“Eu vim aqui para ouvir. Quando a gente chega na casa das pessoas a gente escula elas primeiro, anota as reivindicações e leva adiante. A gente chega no ministério com R$ 4 milhões (orçamento anual) para cuidar de 57% da população”, declarou.
Líderes dos seis quilombolas presentes – carolinos, mangueiras, luizes, manzos, matias e souzas – falaram durante o encontro. Makota Kidoiale, liderança do Quilombo Manzo, destacou a importância do encontro, fez reivindicações políticas e ressaltou os direitos dos seus pares.
“Para a gente, quilombola é só quilombo, não tem isso de rural ou urbano. A questão geográfica é o estado que coloca. Não fomos nós que viemos para a cidade, foi a cidade que veio até nós”, afirmou Kidoiale. 
  • Serra do Curral: comunidade quilombola se sente ameaçada pela mineração
O encontro também contou com a participação de parlamentares, como a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) e a vereadora Iza Lourença (Psol).
Na parte da noite, a Anielle Franco também participa de uma roda de conversa do FAN-BH, com o tema “Futuros Desejáveis, Caminhos Possíveis: reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica”. O evento acontece no Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal, no Centro da capital.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinco mineiros seguem presos em mina no Chile; buscas continuam

As operações de resgate na mina El Teniente, no Chile, continuam intensas após um terremoto de magnitude 4,2 que resultou no colapso de...

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...

Lição de Trump (por Cristovam Buarque)

Seis décadas se passaram desde que os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson orientaram os militares brasileiros a derrubar João Goulart,...