Ministro André Mendonça suspende despejo de famílias do MST em fazenda na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a reintegração de posse de uma fazenda ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) em Boa Vista do Tupim. A área tem em torno de 1,3 mil hectares.

 

A medida derruba uma decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Itaberaba, na mesma região, que havia ordenado no último dia 9 de outubro a retirada de 120 famílias, que ocupavam a Fazenda Reunidas Boa Esperança, na zona rural de Boa Vista do Tupim. No pedido de liminar, representantes das famílias questionaram o processo que resultou na ordem de despejo.

 

Segundo os ocupantes, a Comarca fez uma audiência, sem a presença das famílias, em que determinou que um oficial de Justiça fosse ao local para comprovar através de “fotos de barracos” a existência de invasores, o que incluía imagens de bandeiras do MST.

 

Os representantes das famílias também declararam que o grupo que se estabeleceu na área produz alimentos para o próprio sustento, uma vez que são pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Eles também declararam que a decisão contestada não previa nenhum plano de remoção das famílias que seriam despejadas, o que pioraria a situação dos afetados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido por roubo em biblioteca já foi “perdoado” pela Justiça de SP

Gabriel Pereira Rodrigues de Mello, conhecido como Gargamel, está sob investigação da Polícia Civil por suspeita de envolvimento no roubo milionário de obras...

Incêndio em apartamento do Padre José é controlado por moradores antes da chegada dos bombeiros

Teixeira de Freitas registrou um incêndio em uma residência no segundo...

Operação Signum Fractum desmobiliza ponto de tráfico de drogas em Campinas de Pirajá

Operação Signum Fractum desarticula ponto de venda de drogas em Salvador e envolve investigações de homicídios Uma operação policial desarticulou, na manhã deste domingo...